Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido junto ao Programa de Monitoria Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG)/ Campus Cuité-PB. Os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação que desejam ser atendidos pelo NAI e receber apoio de um/a monitor/a inclusivo são acompanhados por um/a estudante monitor/a e um/a profissional orientador durante cada período letivo. Neste artigo abordaremos a vivência de um trabalho colaborativo realizado com uma estudante do curso de Ciências Biológicas com transtorno do espectro autista junto a equipe do Núcleo de Serviço Social, Núcleo de Psicologia, monitores inclusivos, orientadora e colaboradores do Programa de Monitoria Inclusiva. Utilizou-se como método de análise o relato de experiência de natureza qualitativa, a partir da vivência dos envolvidos nas atividades desenvolvidas. Para a coleta de dados foram utilizados os relatórios do programa de monitoria inclusiva, instrumentais técnicos dos Núcleos de Serviço Social e Psicologia, registros oficiais do NAI e relatos dos envolvidos neste trabalho colaborativo. Considera-se que além de garantir o acesso das pessoas com deficiência transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação ao Ensino Superior, é preciso pensar, refletir, dialogar e construir estratégias para promover a participação efetiva dos/as estudantes no contexto universitário e sua permanência com sucesso até a conclusão do curso. Considerando o crescente aumento no ingressos desses estudantes nas Instituições de Ensino Superior, torna-se cada vez mais urgente a reflexão e o diálogo sobre a temática de educação inclusiva na tentativa da desconstrução das barreiras existentes e da promoção de uma cultura mais inclusiva e anticapacitista.

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