Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

IMPACTOS DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM DE ESCOLARES COM TDAH NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por comportamentos que afetam áreas distintas da vida do indivíduo, sejam psicossociais, interacionais, orgânicas e cognitivas. Esse transtorno tem atraído o interesse de estudiosos, tanto por sua característica multifacetada, quanto por sua interferência na aprendizagem. Perante o afastamento dos alunos do contexto escolar durante a pandemia, ressalta-se que esse período foi desfavorável para a aprendizagem desses escolares. Nesse ínterim, destaca-se o papel relevante que professores desempenham nesse processo, ressaltando que a impossibilidade de estar presencialmente com os alunos e propiciar o suporte necessário de forma concreta e prática, trouxe prejuízos na aprendizagem dessa população. Frente a isso, é necessário que estudos busquem entender tais efeitos na concepção dos docentes que atuam na Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Assim, esse trabalho teve como objetivo conhecer a percepção de professores do ensino básico de Volta redonda e Barra Mansa, RJ, acerca dos impactos da pandemia na aprendizagem em escolares com TDAH. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores da educação básica desses municípios. Os resultados foram analisados, divididos e discutidos em 6 categorias: Prejuízos na aprendizagem de conteúdos de linguagens e/ou matemática; Dificuldade de consolidação dos conteúdos; Regressão na aprendizagem dos conteúdos; Saúde Mental dos Professores; Sentimento de incapacidade frente à tecnologia; Não houve dificuldades na aprendizagem. A partir dos dados coletados foi possível perceber na que a pandemia trouxe impactos desde a aprendizagem dos alunos até a saúde mental dos professores.

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