Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIVERTIDA MENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS BÁSICOS DA MEMÓRIA E EMOÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108499
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 3258
    "titulo" => "DIVERTIDA MENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS BÁSICOS DA MEMÓRIA E EMOÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise do ponto de vista da psicologia da educação sobre a animação Divertida Mente (2015) produzida pela Pixar e lançada pela Wald Disney Pictures, com direção de Peter Docter. Durante a análise buscamos fazer uma analogia à realidade contemporânea, buscando enfatizar a importância das emoções no cotidiano, na produção de memórias e no comportamento humano, destacando a teoria das emoções de Vigotsky, onde o mesmo analisa a necessidade de resgate da dialética entre os fatores biológicos e culturais para a constituição das emoções, a neurociência comportamental e a psicanálise, explorando a teoria de Freud sobre o inconsciente. Tem como objetivos específicos, perceber como a positividade constante pode ser tóxica, entender como as memórias moldam a personalidade do indivíduo, compreender a importância do sono e contribuir para que educadores possam utilizar da educação emocional em suas práticas pedagógicas. É relevante o trabalho emocional com os educandos numa perspectiva de educação inclusiva uma vez que, ao considerá-las no processo de aprendizagem promove o equilíbrio emocional o qual tem grande importância na resolução de conflitos, dado que a sala de aula é uma célula de constante conflito pois nela se reflete a diversidade humana, de valores, opiniões e realidades, deve ser trazido para as discussões as ações pacificadoras, que o aluno entenda as condições para a socialização e interação. O ser humano é dotado de emoções, porém a humanização das mesmas é feita no processo educativo.Para a realização do presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica narrativa com conteúdo teórico dentro da psicologia da educação, além do próprio filme como material de análise. Os resultados desse estudo indicam que o cinema é muito mais que entretenimento, é possível refletir sobre a realidade a partir das animações cinematográficas que são repletas de emoções e lições em seus roteiros, toda situação vivenciada pelo sujeito, usufrui-se de diversas memórias de curto e longo prazo, memórias essas que são produzidas juntamente com as emoções, são elas que regem nossas escolhas e atitudes ao longo da vida, pela qual devemos aprender a lidar com harmonia e equilíbrio para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizada de forma plena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3258_TB671_07062024153438.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.andrade7913@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108499
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 3258
    "titulo" => "DIVERTIDA MENTE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS BÁSICOS DA MEMÓRIA E EMOÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise do ponto de vista da psicologia da educação sobre a animação Divertida Mente (2015) produzida pela Pixar e lançada pela Wald Disney Pictures, com direção de Peter Docter. Durante a análise buscamos fazer uma analogia à realidade contemporânea, buscando enfatizar a importância das emoções no cotidiano, na produção de memórias e no comportamento humano, destacando a teoria das emoções de Vigotsky, onde o mesmo analisa a necessidade de resgate da dialética entre os fatores biológicos e culturais para a constituição das emoções, a neurociência comportamental e a psicanálise, explorando a teoria de Freud sobre o inconsciente. Tem como objetivos específicos, perceber como a positividade constante pode ser tóxica, entender como as memórias moldam a personalidade do indivíduo, compreender a importância do sono e contribuir para que educadores possam utilizar da educação emocional em suas práticas pedagógicas. É relevante o trabalho emocional com os educandos numa perspectiva de educação inclusiva uma vez que, ao considerá-las no processo de aprendizagem promove o equilíbrio emocional o qual tem grande importância na resolução de conflitos, dado que a sala de aula é uma célula de constante conflito pois nela se reflete a diversidade humana, de valores, opiniões e realidades, deve ser trazido para as discussões as ações pacificadoras, que o aluno entenda as condições para a socialização e interação. O ser humano é dotado de emoções, porém a humanização das mesmas é feita no processo educativo.Para a realização do presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica narrativa com conteúdo teórico dentro da psicologia da educação, além do próprio filme como material de análise. Os resultados desse estudo indicam que o cinema é muito mais que entretenimento, é possível refletir sobre a realidade a partir das animações cinematográficas que são repletas de emoções e lições em seus roteiros, toda situação vivenciada pelo sujeito, usufrui-se de diversas memórias de curto e longo prazo, memórias essas que são produzidas juntamente com as emoções, são elas que regem nossas escolhas e atitudes ao longo da vida, pela qual devemos aprender a lidar com harmonia e equilíbrio para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizada de forma plena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3258_TB671_07062024153438.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.andrade7913@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise do ponto de vista da psicologia da educação sobre a animação Divertida Mente (2015) produzida pela Pixar e lançada pela Wald Disney Pictures, com direção de Peter Docter. Durante a análise buscamos fazer uma analogia à realidade contemporânea, buscando enfatizar a importância das emoções no cotidiano, na produção de memórias e no comportamento humano, destacando a teoria das emoções de Vigotsky, onde o mesmo analisa a necessidade de resgate da dialética entre os fatores biológicos e culturais para a constituição das emoções, a neurociência comportamental e a psicanálise, explorando a teoria de Freud sobre o inconsciente. Tem como objetivos específicos, perceber como a positividade constante pode ser tóxica, entender como as memórias moldam a personalidade do indivíduo, compreender a importância do sono e contribuir para que educadores possam utilizar da educação emocional em suas práticas pedagógicas. É relevante o trabalho emocional com os educandos numa perspectiva de educação inclusiva uma vez que, ao considerá-las no processo de aprendizagem promove o equilíbrio emocional o qual tem grande importância na resolução de conflitos, dado que a sala de aula é uma célula de constante conflito pois nela se reflete a diversidade humana, de valores, opiniões e realidades, deve ser trazido para as discussões as ações pacificadoras, que o aluno entenda as condições para a socialização e interação. O ser humano é dotado de emoções, porém a humanização das mesmas é feita no processo educativo.Para a realização do presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica narrativa com conteúdo teórico dentro da psicologia da educação, além do próprio filme como material de análise. Os resultados desse estudo indicam que o cinema é muito mais que entretenimento, é possível refletir sobre a realidade a partir das animações cinematográficas que são repletas de emoções e lições em seus roteiros, toda situação vivenciada pelo sujeito, usufrui-se de diversas memórias de curto e longo prazo, memórias essas que são produzidas juntamente com as emoções, são elas que regem nossas escolhas e atitudes ao longo da vida, pela qual devemos aprender a lidar com harmonia e equilíbrio para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizada de forma plena.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.