Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM TEA POR MEIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está presente em vários setores da sociedade e tem alcançado destaque no campo educacional devido a sua rapidez, praticidade e disponibilidade de ferramentas tecnológicas para facilitar as atividades desenvolvidas diariamente. Outrossim, a educação foi alterada ao longo dos anos, sobretudo quando está relacionada com os estudantes que possuem transtorno do espectro autista (TEA), uma vez que eles precisam de outras estratégias para desenvolver o seu processo de ensino e aprendizagem de acordo com suas características, assim, a IA entra nesse cenário de forma cooperativa para esses estudantes atípicos. Nesse ínterim, o presente artigo tem por objetivo investigar as contribuições da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem do discente com TEA. Dessa maneira, como a IA pode auxiliar e potencializar a Educação Inclusiva para os estudantes com autismo? Metodologicamente, este estudo é caracterizado por ser um trabalho teórico à luz da literatura científica que versa sobre o referido tema. Para tanto, ele é de caráter bibliográfico, cuja abordagem é qualitativa e tem como referências livros, capítulos de livros e artigos encontrados nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, cujo aporte teórico respaldou-se em Almeida e Valente (2012), Bosa (2001), Coppin (2010), Oliveira (2006), Montoan (2003), Moran (2000), Vicari (2021). A relevância da pesquisa se dá por meio das práticas pedagógicas e metodológicas inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula para estudantes com TEA, por meio de tecnologias e das contribuições da Inteligência Artificial.

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