Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2017 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108108
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 1468
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2017 A 2023"
    "resumo" => "O aumento significativo de matrículas de pessoas com deficiência em salas de aula comuns na educação básica coexiste com desafios que resultam em altas taxas de retenção e evasão escolar. Estes desafios estão vinculados à persistência de concepções educacionais tradicionais, elitistas e excludentes, que não consideram elementos históricos, sociais, econômicos, raciais, de gênero e particularidades intrínsecas das pessoas com deficiência. Na educação em ciências da natureza, a inclusão adequada desses sujeitos requer atenção a diversos aspectos, incluindo espaços, equipamentos, recursos didáticos, práticas, metodologias e a dimensão afetiva. Este estudo propôs-se a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura sobre essa temática no período de 2017 a 2023. No que concerne à metodologia empregada, a revisão foi conduzida mediante a seis pesquisas na plataforma "portal de periódicos da CAPES" com as palavras-chave “Educação em ciências”, “Ensino de ciências”, “educação inclusiva”, “inclusão” e “deficiência”, utilizando filtros de busca e algarismos booleanos, e selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam escassez de estudos e um crescimento gradual e lento de publicações ao longo dos anos. Predomina a orientação para investigar o cenário de publicações em ciências da natureza e pessoas com deficiência, com limitada atenção à experiência do estudante. Apesar dos esforços dos professores em adaptar práticas e metodologias, persiste um despreparo devido a fragilidades em suas formações, sinalizando a necessidade de uma reestruturação no sistema educacional brasileiro para efetiva inclusão de pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1468_TB143_06062024224910.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYARA CHRISTINE FABRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYARA"
    "autor_email" => "tayara.fabricio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108108
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 1468
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2017 A 2023"
    "resumo" => "O aumento significativo de matrículas de pessoas com deficiência em salas de aula comuns na educação básica coexiste com desafios que resultam em altas taxas de retenção e evasão escolar. Estes desafios estão vinculados à persistência de concepções educacionais tradicionais, elitistas e excludentes, que não consideram elementos históricos, sociais, econômicos, raciais, de gênero e particularidades intrínsecas das pessoas com deficiência. Na educação em ciências da natureza, a inclusão adequada desses sujeitos requer atenção a diversos aspectos, incluindo espaços, equipamentos, recursos didáticos, práticas, metodologias e a dimensão afetiva. Este estudo propôs-se a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura sobre essa temática no período de 2017 a 2023. No que concerne à metodologia empregada, a revisão foi conduzida mediante a seis pesquisas na plataforma "portal de periódicos da CAPES" com as palavras-chave “Educação em ciências”, “Ensino de ciências”, “educação inclusiva”, “inclusão” e “deficiência”, utilizando filtros de busca e algarismos booleanos, e selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam escassez de estudos e um crescimento gradual e lento de publicações ao longo dos anos. Predomina a orientação para investigar o cenário de publicações em ciências da natureza e pessoas com deficiência, com limitada atenção à experiência do estudante. Apesar dos esforços dos professores em adaptar práticas e metodologias, persiste um despreparo devido a fragilidades em suas formações, sinalizando a necessidade de uma reestruturação no sistema educacional brasileiro para efetiva inclusão de pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1468_TB143_06062024224910.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYARA CHRISTINE FABRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYARA"
    "autor_email" => "tayara.fabricio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O aumento significativo de matrículas de pessoas com deficiência em salas de aula comuns na educação básica coexiste com desafios que resultam em altas taxas de retenção e evasão escolar. Estes desafios estão vinculados à persistência de concepções educacionais tradicionais, elitistas e excludentes, que não consideram elementos históricos, sociais, econômicos, raciais, de gênero e particularidades intrínsecas das pessoas com deficiência. Na educação em ciências da natureza, a inclusão adequada desses sujeitos requer atenção a diversos aspectos, incluindo espaços, equipamentos, recursos didáticos, práticas, metodologias e a dimensão afetiva. Este estudo propôs-se a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura sobre essa temática no período de 2017 a 2023. No que concerne à metodologia empregada, a revisão foi conduzida mediante a seis pesquisas na plataforma "portal de periódicos da CAPES" com as palavras-chave “Educação em ciências”, “Ensino de ciências”, “educação inclusiva”, “inclusão” e “deficiência”, utilizando filtros de busca e algarismos booleanos, e selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam escassez de estudos e um crescimento gradual e lento de publicações ao longo dos anos. Predomina a orientação para investigar o cenário de publicações em ciências da natureza e pessoas com deficiência, com limitada atenção à experiência do estudante. Apesar dos esforços dos professores em adaptar práticas e metodologias, persiste um despreparo devido a fragilidades em suas formações, sinalizando a necessidade de uma reestruturação no sistema educacional brasileiro para efetiva inclusão de pessoas com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.