Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FEMINISMO PARA (RE)APRENDER, (RE)CONSTRUIR, TRANSFORMAR E INCLUIR: UM DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, CURRICULO E ESCOLAS.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Pedagogia Feminista caracteriza-se pelo seu posicionamento politicopedagógico de enfrentamento As diferentes e históricas formas de desigualdades e opressões que marcam a vida de mulheres e de populações LGBTQIA+ na sociedade contemporânea. Baseia-se em teorias e saberes feministas, considera as experiências e métodos de ensino que marcam os movimentos/encontros deste campo. Situa-se no terreno contra-hegemônico e crítico da educação para a qual advoga uma formação escolar contextualizada e alinhada com as experiências de vida dos/as alunos/as, que compreende o currículo como o conjunto de todas as experiências de conhecimento proporcionadas aos/às estudantes", no qual a escola afirmar-se como espaço transformador com capacidade para fazer sucumbir uma cultura cristalizada na opressão e na violência, processos e práticas que reproduzem e se silenciam frente as desigualdades que insistem em marcar os sujeitos aqui descritos. O presente trabalho pretende compartilhar as experiências concretas do chão da escola fundamentadas em práticas docentes feministas. Os resultados apresentados têm formatos distintos, não apenas acadêmicos científicos. Podem se configurar como pontos de partida importantes para a pesquisa no chão da escola.

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