Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O COMPORTAMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA ELABORAÇÃO DO DESENHO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108267
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "O COMPORTAMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA ELABORAÇÃO DO DESENHO INFANTIL"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é identificar uma possível abordagem piloto para avaliar os estágios de processamento, tanto cognitivos quanto motores, das crianças ao elaborarem desenhos. Esta pesquisa visa aprofundar-se e fundamentar-se nos princípios da psicologia cognitiva social, neurociência e estudos do comportamento motor. Partimos da premissa de investigar os processos de imitação sensório-motora pelos quais as crianças aprendem a expressar-se por meio de desenhos, associando traços e elementos figurativos para criar códigos visuais que representem a realidade. Elas repetem e refinam essas habilidades, estabelecendo uma memória motora. Nossa investigação inclui a implementação de um teste piloto para registro e análise, com o intuito de examinar o papel do comportamento sensório-motor na elaboração do desenho infantil. Estamos interessados em entender a relação entre traço, habilidades motoras e as possibilidades expressivas das crianças. Para isso, revisamos estudos em psicologia, pedagogia e artes visuais, especialmente aqueles que se debruçam sobre o desenho infantil, dialogando com os preceitos do conceito de esquema proposto por Richard Schmidt (1982). Nesta pesquisa exploratória, buscamos identificar e compreender as ações das crianças durante o processo de elaboração de um desenho. Como resultado, apresentamos uma análise das escolhas e do comportamento sensório-motor infantil observado no teste piloto. Esta análise inicial serve como base para investigações mais aprofundadas sobre o desenvolvimento das habilidades de desenho na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID33_TB358_23032024132620.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO JAMES SOARES GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marcio.guimaraes@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108267
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "O COMPORTAMENTO SENSÓRIO-MOTOR NA ELABORAÇÃO DO DESENHO INFANTIL"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é identificar uma possível abordagem piloto para avaliar os estágios de processamento, tanto cognitivos quanto motores, das crianças ao elaborarem desenhos. Esta pesquisa visa aprofundar-se e fundamentar-se nos princípios da psicologia cognitiva social, neurociência e estudos do comportamento motor. Partimos da premissa de investigar os processos de imitação sensório-motora pelos quais as crianças aprendem a expressar-se por meio de desenhos, associando traços e elementos figurativos para criar códigos visuais que representem a realidade. Elas repetem e refinam essas habilidades, estabelecendo uma memória motora. Nossa investigação inclui a implementação de um teste piloto para registro e análise, com o intuito de examinar o papel do comportamento sensório-motor na elaboração do desenho infantil. Estamos interessados em entender a relação entre traço, habilidades motoras e as possibilidades expressivas das crianças. Para isso, revisamos estudos em psicologia, pedagogia e artes visuais, especialmente aqueles que se debruçam sobre o desenho infantil, dialogando com os preceitos do conceito de esquema proposto por Richard Schmidt (1982). Nesta pesquisa exploratória, buscamos identificar e compreender as ações das crianças durante o processo de elaboração de um desenho. Como resultado, apresentamos uma análise das escolhas e do comportamento sensório-motor infantil observado no teste piloto. Esta análise inicial serve como base para investigações mais aprofundadas sobre o desenvolvimento das habilidades de desenho na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID33_TB358_23032024132620.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO JAMES SOARES GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marcio.guimaraes@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar uma possível abordagem piloto para avaliar os estágios de processamento, tanto cognitivos quanto motores, das crianças ao elaborarem desenhos. Esta pesquisa visa aprofundar-se e fundamentar-se nos princípios da psicologia cognitiva social, neurociência e estudos do comportamento motor. Partimos da premissa de investigar os processos de imitação sensório-motora pelos quais as crianças aprendem a expressar-se por meio de desenhos, associando traços e elementos figurativos para criar códigos visuais que representem a realidade. Elas repetem e refinam essas habilidades, estabelecendo uma memória motora. Nossa investigação inclui a implementação de um teste piloto para registro e análise, com o intuito de examinar o papel do comportamento sensório-motor na elaboração do desenho infantil. Estamos interessados em entender a relação entre traço, habilidades motoras e as possibilidades expressivas das crianças. Para isso, revisamos estudos em psicologia, pedagogia e artes visuais, especialmente aqueles que se debruçam sobre o desenho infantil, dialogando com os preceitos do conceito de esquema proposto por Richard Schmidt (1982). Nesta pesquisa exploratória, buscamos identificar e compreender as ações das crianças durante o processo de elaboração de um desenho. Como resultado, apresentamos uma análise das escolhas e do comportamento sensório-motor infantil observado no teste piloto. Esta análise inicial serve como base para investigações mais aprofundadas sobre o desenvolvimento das habilidades de desenho na infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.