Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFCE CAMPUS CANINDÉ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação Popular e do Campo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108079
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFCE CAMPUS CANINDÉ"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva discutir o lugar da Educação do Campo no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus Canindé, localizado no Território Sertão de Canindé, que abrange os municípios de Canindé, Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. O Curso de Pedagogia do IFCE Campus Canindé, primeiro na região Nordeste em um Instituto Federal, foi criado em 2018 e terá sua primeira turma de concludentes neste ano de 2024. A Educação do Campo foi apresentada, no Projeto Pedagógico do Curso, como uma área de interesse especial, pela grande quantidade de assentamentos localizados na região, integrando, principalmente, o Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos do Curso. Nossa análise estará voltada, mais especificamente, para as disciplinas de Fundamentos da Educação do Campo e Gestão de Processos Educacionais em Escolas do Campo, embora o diálogo com a Educação do Campo também ocorra em outras disciplinas, como Educação, Economia Popular e Práticas Associativas, e nos Estágios, especialmente o Estágio Supervisionado em Espaços Não Formais. Nosso estudo se centra, assim, nos Planos de Unidades Didáticas das Disciplinas (PUDs), bem como na nossa experiência docente. Esperamos contribuir com reflexões sobre a importância da Educação do Campo em um curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação Popular e do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID104_TB105_18022024191058.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA AYRES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalia.silva@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108079
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFCE CAMPUS CANINDÉ"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva discutir o lugar da Educação do Campo no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus Canindé, localizado no Território Sertão de Canindé, que abrange os municípios de Canindé, Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. O Curso de Pedagogia do IFCE Campus Canindé, primeiro na região Nordeste em um Instituto Federal, foi criado em 2018 e terá sua primeira turma de concludentes neste ano de 2024. A Educação do Campo foi apresentada, no Projeto Pedagógico do Curso, como uma área de interesse especial, pela grande quantidade de assentamentos localizados na região, integrando, principalmente, o Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos do Curso. Nossa análise estará voltada, mais especificamente, para as disciplinas de Fundamentos da Educação do Campo e Gestão de Processos Educacionais em Escolas do Campo, embora o diálogo com a Educação do Campo também ocorra em outras disciplinas, como Educação, Economia Popular e Práticas Associativas, e nos Estágios, especialmente o Estágio Supervisionado em Espaços Não Formais. Nosso estudo se centra, assim, nos Planos de Unidades Didáticas das Disciplinas (PUDs), bem como na nossa experiência docente. Esperamos contribuir com reflexões sobre a importância da Educação do Campo em um curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação Popular e do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID104_TB105_18022024191058.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA AYRES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalia.silva@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir o lugar da Educação do Campo no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus Canindé, localizado no Território Sertão de Canindé, que abrange os municípios de Canindé, Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. O Curso de Pedagogia do IFCE Campus Canindé, primeiro na região Nordeste em um Instituto Federal, foi criado em 2018 e terá sua primeira turma de concludentes neste ano de 2024. A Educação do Campo foi apresentada, no Projeto Pedagógico do Curso, como uma área de interesse especial, pela grande quantidade de assentamentos localizados na região, integrando, principalmente, o Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos do Curso. Nossa análise estará voltada, mais especificamente, para as disciplinas de Fundamentos da Educação do Campo e Gestão de Processos Educacionais em Escolas do Campo, embora o diálogo com a Educação do Campo também ocorra em outras disciplinas, como Educação, Economia Popular e Práticas Associativas, e nos Estágios, especialmente o Estágio Supervisionado em Espaços Não Formais. Nosso estudo se centra, assim, nos Planos de Unidades Didáticas das Disciplinas (PUDs), bem como na nossa experiência docente. Esperamos contribuir com reflexões sobre a importância da Educação do Campo em um curso de Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.