Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108014
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 1603
    "titulo" => "(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1603_TB23_02072024160748.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE DE O. BLOOMFIELD FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Karine de O. Bl"
    "autor_email" => "kabloom01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108014
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 1603
    "titulo" => "(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1603_TB23_02072024160748.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE DE O. BLOOMFIELD FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Karine de O. Bl"
    "autor_email" => "kabloom01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.