Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL: O PAPEL DA ESCOLA, DESAFIOS E CONSTRUÇÕES.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o tema da PC. Procurou-se conhecer como é efetuado o processo de inclusão escolar de alunos com esta deficiência/NEE no ensino regular, a partir da percepção da gestão, coordenação, professores do ensino regular, de educação especial e pais. Nas últimas décadas a sociedade vem aprendendo a conviver com a diversidade e a diferença, presentes em todos os ambientes. A escola como instituição, tem um papel fundamental no ultrapassar barreiras, como por exemplo, a exclusão social. Quando existem alunos com PC na escola, não basta saber apenas o seu o grau de dificuldades, mas é também de extrema importância saber o que a escola vai fazer, para promover a inclusão destes alunos. A questão de partida foi: como é que se incluem os alunos com PC no Ensino Regular na Escola Paulo Freire no ano letivo 2020/2021, num quadro de poucas acessibilidades, escassez de recursos materiais e humanos? Para responder essa pergunta, elaborou-se os seguintes objetivos: identificar se existem dificuldades para a inclusão do aluno com PC na escola regular; verificar se a instituição e o corpo docente estão preparados para o processo de inclusão do aluno com PC; reconhecer se as práticas utilizadas para estimular o aluno com PC favorecem ao processo de aprendizagem. Definiu-se como hipótese principal que, quanto mais a escola for inclusiva, melhor o aluno com PC será incluído. Para o estudo de caso único integrado, utilizou-se o método qualitativo, com o uso de inquérito por entrevista. A amostra escolhida representou o universo, sendo esta intencional, escolheu-se todos os que trabalhavam com os alunos com PC e que tinham informações relevantes sobre os mesmos. Nos resultados os participantes demonstram desconhecer as características da PC, apresentam dificuldades no planejamento, falta de formação de todos os professores para trabalhar com aluno com PC, escassez de recursos humanos e materiais, e de acessibilidade em alguns ambientes da escola. A escola inclusiva, é aquela que garante o aprendizado, convivência com todos, o direito de ir e vir, onde ninguém seja deixado para trás.

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