Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105168 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2878 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS" "resumo" => "A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino em Criciúma/SC. Uma sequência didática que apresenta algumas das linguagens das Artes Urbanas na sala de aula com o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura hip hop, a experimentação de técnicas, materiais e processos de criação artística diversos, bem como a expressão de suas emoções, ideias, reflexões, críticas e questionamentos acerca da vida e da arte. A aproximação das relações arte e vida deu-se em uma abordagem de práticas com algumas das linguagens da cultura hip hop, tão próximas das juventudes e em especial da comunidade na qual se insere a escola na qual foram realizadas as ações pedagógicas deste relato. Optou-se pelas linguagens e possibilidades do cartaz lambe-lambe e de práticas com o lettering para que os estudantes pudessem elaborar as suas produções. Buscou-se articular a trajetória do professor supervisor - indivíduo mais experiente na relação - com a formação docente inicial na pesquisa, organização e aplicação de saberes, metodologias de ensino e práticas próprias do ensino da arte na contemporaneidade. Criar cenários propícios a um processo ensino-aprendizagem que efetivamente contribuíssem no avanço da formação dos alunos, aproximando-os da arte em seu entorno.A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9137_TB2878_20112023211923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105168 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2878 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "JUVENTUDES E INTERVENÇÃO CRIATIVA NA CIDADE: LAMBES, LETTERING E ENCONTROS ENTRE ARTE, VIDA E SOCIEDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE ARTES VISUAIS" "resumo" => "A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino em Criciúma/SC. Uma sequência didática que apresenta algumas das linguagens das Artes Urbanas na sala de aula com o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura hip hop, a experimentação de técnicas, materiais e processos de criação artística diversos, bem como a expressão de suas emoções, ideias, reflexões, críticas e questionamentos acerca da vida e da arte. A aproximação das relações arte e vida deu-se em uma abordagem de práticas com algumas das linguagens da cultura hip hop, tão próximas das juventudes e em especial da comunidade na qual se insere a escola na qual foram realizadas as ações pedagógicas deste relato. Optou-se pelas linguagens e possibilidades do cartaz lambe-lambe e de práticas com o lettering para que os estudantes pudessem elaborar as suas produções. Buscou-se articular a trajetória do professor supervisor - indivíduo mais experiente na relação - com a formação docente inicial na pesquisa, organização e aplicação de saberes, metodologias de ensino e práticas próprias do ensino da arte na contemporaneidade. Criar cenários propícios a um processo ensino-aprendizagem que efetivamente contribuíssem no avanço da formação dos alunos, aproximando-os da arte em seu entorno.A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9137_TB2878_20112023211923.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A presente escrita trata de uma experiência do PIBID de Artes Visuais em um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino em Criciúma/SC. Uma sequência didática que apresenta algumas das linguagens das Artes Urbanas na sala de aula com o objetivo de propiciar aos estudantes o conhecimento acerca da cultura hip hop, a experimentação de técnicas, materiais e processos de criação artística diversos, bem como a expressão de suas emoções, ideias, reflexões, críticas e questionamentos acerca da vida e da arte. A aproximação das relações arte e vida deu-se em uma abordagem de práticas com algumas das linguagens da cultura hip hop, tão próximas das juventudes e em especial da comunidade na qual se insere a escola na qual foram realizadas as ações pedagógicas deste relato. Optou-se pelas linguagens e possibilidades do cartaz lambe-lambe e de práticas com o lettering para que os estudantes pudessem elaborar as suas produções. Buscou-se articular a trajetória do professor supervisor - indivíduo mais experiente na relação - com a formação docente inicial na pesquisa, organização e aplicação de saberes, metodologias de ensino e práticas próprias do ensino da arte na contemporaneidade. Criar cenários propícios a um processo ensino-aprendizagem que efetivamente contribuíssem no avanço da formação dos alunos, aproximando-os da arte em seu entorno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.