AVALIAÇÃO POR PARES DO PROTÓTIPO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA AÇÚCAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103696 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1214 "inscrito_id" => 6024 "titulo" => "AVALIAÇÃO POR PARES DO PROTÓTIPO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA AÇÚCAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O ensino brasileiro vem passando por mudanças e adequações ao longo do tempo, a mais recente consolidação inclui a nova versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta quanto aos rumos da Educação Básica no País. Dentre as novas propostas na sua implementação, destaca-se o incentivo a seleção e uso de estratégias didático-pedagógicas diversificadas que tornam o ensino realmente significativo. Nesse sentido, se reconhece a importância do desenvolvimento de materiais didáticos inovadores que buscam atender essa demanda. Entretanto, para que esses materiais possam ser implementados e consolidados no sistema de ensino é necessária uma avaliação por pares que garanta a qualidade dos mesmos e possa contribuir aos professores na execução de suas práticas. Assim, esse estudo refere-se à avaliação por pares de um protótipo de uma Sequência Didática com a temática Açúcar, que foi elaborado para ser trabalhado no Ensino Médio no componente curricular de Ciências e suas Tecnologias com maior enfoque na Química. Para subsidiar os indicadores necessários à avaliação, considerou-se a metodologia que sugere a análise de abordagens conceituais, pedagógicas e comunicacionais na criação e investigação de mensagens educativas. As avaliações levantadas pelos professores apontaram satisfação e também sugestões de melhorias que corroboram com a necessidade de estar sempre buscando novos recursos que atendam a situação atual. Além disso, reforça-se o quanto é imprescindível a avaliação por pares de materiais educativos para que os mesmos sejam validados e possam realmente dar suporte, confiabilidade e contribuição ao processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6024_TB1214_16112023154408.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE MARIA BERGAMIN BOCARDI" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "juliane@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103696 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1214 "inscrito_id" => 6024 "titulo" => "AVALIAÇÃO POR PARES DO PROTÓTIPO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA AÇÚCAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O ensino brasileiro vem passando por mudanças e adequações ao longo do tempo, a mais recente consolidação inclui a nova versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta quanto aos rumos da Educação Básica no País. Dentre as novas propostas na sua implementação, destaca-se o incentivo a seleção e uso de estratégias didático-pedagógicas diversificadas que tornam o ensino realmente significativo. Nesse sentido, se reconhece a importância do desenvolvimento de materiais didáticos inovadores que buscam atender essa demanda. Entretanto, para que esses materiais possam ser implementados e consolidados no sistema de ensino é necessária uma avaliação por pares que garanta a qualidade dos mesmos e possa contribuir aos professores na execução de suas práticas. Assim, esse estudo refere-se à avaliação por pares de um protótipo de uma Sequência Didática com a temática Açúcar, que foi elaborado para ser trabalhado no Ensino Médio no componente curricular de Ciências e suas Tecnologias com maior enfoque na Química. Para subsidiar os indicadores necessários à avaliação, considerou-se a metodologia que sugere a análise de abordagens conceituais, pedagógicas e comunicacionais na criação e investigação de mensagens educativas. As avaliações levantadas pelos professores apontaram satisfação e também sugestões de melhorias que corroboram com a necessidade de estar sempre buscando novos recursos que atendam a situação atual. Além disso, reforça-se o quanto é imprescindível a avaliação por pares de materiais educativos para que os mesmos sejam validados e possam realmente dar suporte, confiabilidade e contribuição ao processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6024_TB1214_16112023154408.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE MARIA BERGAMIN BOCARDI" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "juliane@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }