Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE ZOOLOGIA, CULTURA CIENTIFICA, CULTURA POP, BIOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85224
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO UTILIZAR ELEMENTOS DA CULTURA POP, TAIS COMO FILMES, SERIES E ANIMAÇÕES, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, BUSCANDO DAR MAIOR SENTIDO AOS CONCEITOS PARA ALÉM DA MERA MEMORIZAÇÃO. PARA QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOSSE ALCANÇADO, O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA FOI ESCOLHIDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO ALÉM DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICIO DE QUEIMADAS – PB. TODOS OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE FORMA VIRTUAL, SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. \r\n
      DIANTE DO EXPOSTO PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS JÁ É UMA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ALGO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO MODO DE ENSINO E EM COMO OS ALUNOS ASSIMILAM O CONTEÚDO. A ZOOLOGIA ABORDADO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE E INSTIGANTE. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROVENIENTE DE FILMES ATRELADO A METODOLÓGICAS ATIVAS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, GERAR MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. O   PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO PARA ÁREA DE ZOOLOGIA CULTURAL, QUE ESTUDA A PRESENÇA DE ELEMENTOS ZOOLÓGICOS EM MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS EXPRESSA POR MEIO DE   VARIADA CULTURA.   ASSIM, A   UTILIZAÇÃO   DESSE   TIPO   DE PROPOSTA    DIDÁTICA    PODE SER    ADAPTADA E MODIFICADA DA MANEIRA QUE O PROFESSOR JULGAR ADEQUADA PARA QUE SEJA   CONDIZENTE COM O INTERESSE DOS ALUNOS COM O TEMA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, CULTURA CIENTIFICA, CULTURA POP, BIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID285_04032022222501.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR "
    "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85224
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "A CULTURA POP COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO UTILIZAR ELEMENTOS DA CULTURA POP, TAIS COMO FILMES, SERIES E ANIMAÇÕES, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, BUSCANDO DAR MAIOR SENTIDO AOS CONCEITOS PARA ALÉM DA MERA MEMORIZAÇÃO. PARA QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOSSE ALCANÇADO, O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA FOI ESCOLHIDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO ALÉM DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICIO DE QUEIMADAS – PB. TODOS OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE FORMA VIRTUAL, SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. \r\n
      DIANTE DO EXPOSTO PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS JÁ É UMA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ALGO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO MODO DE ENSINO E EM COMO OS ALUNOS ASSIMILAM O CONTEÚDO. A ZOOLOGIA ABORDADO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE E INSTIGANTE. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROVENIENTE DE FILMES ATRELADO A METODOLÓGICAS ATIVAS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, GERAR MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. O   PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO PARA ÁREA DE ZOOLOGIA CULTURAL, QUE ESTUDA A PRESENÇA DE ELEMENTOS ZOOLÓGICOS EM MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS EXPRESSA POR MEIO DE   VARIADA CULTURA.   ASSIM, A   UTILIZAÇÃO   DESSE   TIPO   DE PROPOSTA    DIDÁTICA    PODE SER    ADAPTADA E MODIFICADA DA MANEIRA QUE O PROFESSOR JULGAR ADEQUADA PARA QUE SEJA   CONDIZENTE COM O INTERESSE DOS ALUNOS COM O TEMA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ZOOLOGIA, CULTURA CIENTIFICA, CULTURA POP, BIOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID285_04032022222501.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR "
    "autor_email" => "afonso.junno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO UTILIZAR ELEMENTOS DA CULTURA POP, TAIS COMO FILMES, SERIES E ANIMAÇÕES, PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, BUSCANDO DAR MAIOR SENTIDO AOS CONCEITOS PARA ALÉM DA MERA MEMORIZAÇÃO. PARA QUE O OBJETIVO DA PESQUISA FOSSE ALCANÇADO, O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA FOI ESCOLHIDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO ALÉM DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO MUNICIO DE QUEIMADAS – PB. TODOS OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE FORMA VIRTUAL, SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. DIANTE DO EXPOSTO PODE-SE CONSTATAR QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRELADO AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS JÁ É UMA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA, ALGO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO MODO DE ENSINO E EM COMO OS ALUNOS ASSIMILAM O CONTEÚDO. A ZOOLOGIA ABORDADO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, TORNA-SE MAIS INTERESSANTE E INSTIGANTE. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROVENIENTE DE FILMES ATRELADO A METODOLÓGICAS ATIVAS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, GERAR MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ELES. O PRESENTE TRABALHO ATINGIU SEU OBJETIVO PARA ÁREA DE ZOOLOGIA CULTURAL, QUE ESTUDA A PRESENÇA DE ELEMENTOS ZOOLÓGICOS EM MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS EXPRESSA POR MEIO DE VARIADA CULTURA. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA DIDÁTICA PODE SER ADAPTADA E MODIFICADA DA MANEIRA QUE O PROFESSOR JULGAR ADEQUADA PARA QUE SEJA CONDIZENTE COM O INTERESSE DOS ALUNOS COM O TEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.