Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho foi uma intervenção de alunos do quarto período do curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, junto à escola de Áudio comunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC que tem como principal característica o método bilíngue de comunicação. Nosso principal objetivo é discutir as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática com alunos surdos matriculados em uma escola bilíngue, no município de Campina Grande – PB. Utilizamos uma abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, utilizamos a observação participante. As observações foram feitas no turno da noite com turmas do 9º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio no período. As observações foram realizadas durante as quatro últimas segundas-feiras do mês de setembro de 2014. Os dados demonstraram que os alunos surdos estudados têm dificuldades em compreender o processo de resolução das quatro operações fundamentais da matemática, tais que, adição, subtração, multiplicação e divisão e a não adaptação do currículo, por parte do professor, de acordo com as necessidades educacionais de tais alunos.

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