Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU USO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ESCOLAS PÚBLICAS Relato de Experiência(RE) Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9698
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU USO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Neste trabalho descrevemos uma pesquisa, por meio de aplicação de um questionário, realizada com os professores de Matemática de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de coletar informações sobre a vivência deles com as novas tecnologias na sua prática docente, em particular, a robótica educacional. Fazemos uma reflexão quanto aos obstáculos existentes no processo educativo para a inserção de tecnologias na escola, de modo a promover a educação. Esta pesquisa foi realizada de forma colaborativa com a equipe Educação Matemática e Robótica Educacional do projeto em rede OBEDUC/CAPES (Observatório da Educação), que é vinculado às instituições UFMS (Mato Grosso do Sul), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Apesar dos entraves que há para que a robótica educacional seja uma realidade na escola pública da Paraíba, os professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, demonstraram acreditar na possibilidade do uso desse recurso em suas aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ESCOLAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_23_26_48_idinscrito_231_6b2ccb495763c1a99589d00a08d1252f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9698
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU USO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Neste trabalho descrevemos uma pesquisa, por meio de aplicação de um questionário, realizada com os professores de Matemática de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de coletar informações sobre a vivência deles com as novas tecnologias na sua prática docente, em particular, a robótica educacional. Fazemos uma reflexão quanto aos obstáculos existentes no processo educativo para a inserção de tecnologias na escola, de modo a promover a educação. Esta pesquisa foi realizada de forma colaborativa com a equipe Educação Matemática e Robótica Educacional do projeto em rede OBEDUC/CAPES (Observatório da Educação), que é vinculado às instituições UFMS (Mato Grosso do Sul), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Apesar dos entraves que há para que a robótica educacional seja uma realidade na escola pública da Paraíba, os professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, demonstraram acreditar na possibilidade do uso desse recurso em suas aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ESCOLAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_23_26_48_idinscrito_231_6b2ccb495763c1a99589d00a08d1252f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Neste trabalho descrevemos uma pesquisa, por meio de aplicação de um questionário, realizada com os professores de Matemática de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de coletar informações sobre a vivência deles com as novas tecnologias na sua prática docente, em particular, a robótica educacional. Fazemos uma reflexão quanto aos obstáculos existentes no processo educativo para a inserção de tecnologias na escola, de modo a promover a educação. Esta pesquisa foi realizada de forma colaborativa com a equipe Educação Matemática e Robótica Educacional do projeto em rede OBEDUC/CAPES (Observatório da Educação), que é vinculado às instituições UFMS (Mato Grosso do Sul), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Apesar dos entraves que há para que a robótica educacional seja uma realidade na escola pública da Paraíba, os professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, demonstraram acreditar na possibilidade do uso desse recurso em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.