Esta atividade foi elaborada com o objetivo de apresentar uma proposta de trabalho, com a utilização de um software, a um grupo de professores, durante um curso de Pós Graduação, “Matemática e Novas Tecnologias”, que se encontram em um processo de mudança de postura diante de seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua prática docente no momento onde o foco na educação não é mais desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculos básicos. Os recursos utilizados foram: o software GeoGebra, um bloco de atividades, o computador e um projetor multimídia. Foi aplicada em uma escola pública de Salvador – Bahia com alunos do 2º ano do Ensino da rede pública. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa por parte de todos os envolvidos deverá estar sempre presente. As experiências citadas foram enriquecedoras no sentido de analisar conceitos e definições com base em um modelo matemático reconstruído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. Ficou constatado que o papel do professor é determinante durante todo o processo. Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Mediação, GeoGebra.