Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

NÚMEROS INTEIROS COM A UTILIZAÇÃO DO ÁBACO

Palavra-chaves: NÚMEROS INTEIROS, ÁBACO, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Pôster (PO) Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9614
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "NÚMEROS INTEIROS COM A UTILIZAÇÃO DO ÁBACO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade com o ábaco que visa potencializar o ensino e aprendizagem dos números inteiros em sala de aula. Este tema se justifica pelas dificuldades percebidas durante as aulas de algumas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Justifica-se também pela necessidade de incluir a metodologia de materiais concretos em sala de aula. Como suporte teórico para esse trabalho utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental de Matemática, (BRASIL, 1998). Esta atividade foi realizada em duas etapas, sendo a primeira uma breve apresentação dos números inteiros e do ábaco e por último entregamos a cada aluno uma lista de atividades a serem resolvidas com o auxílio do ábaco."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, ÁBACO, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_20_22_28_idinscrito_449_7f59c66e59dbb07f29c7b588c8db0253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÁUCIELY ELEUTÉRIO EUSTÁQUIO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIELY"
    "autor_email" => "glauciely_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9614
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "NÚMEROS INTEIROS COM A UTILIZAÇÃO DO ÁBACO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade com o ábaco que visa potencializar o ensino e aprendizagem dos números inteiros em sala de aula. Este tema se justifica pelas dificuldades percebidas durante as aulas de algumas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Justifica-se também pela necessidade de incluir a metodologia de materiais concretos em sala de aula. Como suporte teórico para esse trabalho utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental de Matemática, (BRASIL, 1998). Esta atividade foi realizada em duas etapas, sendo a primeira uma breve apresentação dos números inteiros e do ábaco e por último entregamos a cada aluno uma lista de atividades a serem resolvidas com o auxílio do ábaco."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, ÁBACO, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_20_22_28_idinscrito_449_7f59c66e59dbb07f29c7b588c8db0253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÁUCIELY ELEUTÉRIO EUSTÁQUIO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIELY"
    "autor_email" => "glauciely_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade com o ábaco que visa potencializar o ensino e aprendizagem dos números inteiros em sala de aula. Este tema se justifica pelas dificuldades percebidas durante as aulas de algumas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Justifica-se também pela necessidade de incluir a metodologia de materiais concretos em sala de aula. Como suporte teórico para esse trabalho utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental de Matemática, (BRASIL, 1998). Esta atividade foi realizada em duas etapas, sendo a primeira uma breve apresentação dos números inteiros e do ábaco e por último entregamos a cada aluno uma lista de atividades a serem resolvidas com o auxílio do ábaco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.