O presente relato de experiência teve como tomada de partida a utilização de materiais manipulativos e jogos, que contemplou o estudo das operações aritméticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Além que, apresenta resultados relativos às atividades aplicadas em sala de aula e no entorno da escola com alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda, São José da Lagoa Tapada, Paraíba. Quanto ao tratamento metodológico, segue as etapas contempladas: aula expositiva e dialogada; uso do material dourado e do Quadro de Valor e Lugar; apresentação de filme “Pato Donald no país da Matemágica”; pesquisa de preços de produtos; atividade com panfletos; arrecadação dos produtos; simulação do supermercado escolar; doação dos produtos utilizados para reciclagem; pesquisa no laboratório de informática e “Oficina de Jogos Matemáticos”. Portanto, concluí-se que a utilização de materiais manipulativos e jogos na prática pedagógica do professor de Matemática pode resignificar o fazer Matemática de forma dinâmica e investigativa.