Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA - PB

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM, DIFICULDADES Relato de Experiência(RE) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9600
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 183
    "inscrito_id" => 1079
    "titulo" => "OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA - PB"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem no ensino da Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa Estado da Paraíba. Visando coletar alguns dados para possíveis identificações e discussões a respeito de tal tema, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola decidimos aplicar dois questionários com itens abertos e fechados, um para os discentes e outro para os respectivos docentes. Os questionários eram de caráter qualitativo, os quais continham perguntas que buscavam identificar os maiores problemas enfrentados no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de matemática. Através das informações obtidas a partir desse levantamento trouxeram dados sobre os reais problemas presentes no processo ensino/aprendizagem na área de matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_13_11_11_idinscrito_1079_bbf4b8c4b33e3769b7056aee2112fc12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRAN ALMEIDA"
    "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9600
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 183
    "inscrito_id" => 1079
    "titulo" => "OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES E DISCENTES NA ÁREA DA MATEMÁTICA DA ESCOLA JOSÉ LUIZ NETO DE BARRA DE SANTA ROSA - PB"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem no ensino da Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa Estado da Paraíba. Visando coletar alguns dados para possíveis identificações e discussões a respeito de tal tema, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola decidimos aplicar dois questionários com itens abertos e fechados, um para os discentes e outro para os respectivos docentes. Os questionários eram de caráter qualitativo, os quais continham perguntas que buscavam identificar os maiores problemas enfrentados no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de matemática. Através das informações obtidas a partir desse levantamento trouxeram dados sobre os reais problemas presentes no processo ensino/aprendizagem na área de matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO/APRENDIZAGEM, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_13_11_11_idinscrito_1079_bbf4b8c4b33e3769b7056aee2112fc12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRAN ALMEIDA"
    "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e discutir os aspectos relacionados às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem no ensino da Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa Estado da Paraíba. Visando coletar alguns dados para possíveis identificações e discussões a respeito de tal tema, nós bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/ CES, atuantes na referida escola decidimos aplicar dois questionários com itens abertos e fechados, um para os discentes e outro para os respectivos docentes. Os questionários eram de caráter qualitativo, os quais continham perguntas que buscavam identificar os maiores problemas enfrentados no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de matemática. Através das informações obtidas a partir desse levantamento trouxeram dados sobre os reais problemas presentes no processo ensino/aprendizagem na área de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.