Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"ISSO NÃO EXISTE NO PORTUGUÊS": UMA ANÁLISE DE ESTRUTURAS VARIÁVEIS DA LÍNGUA, SUAS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO (LINGUÍSTICA) NESSE PROCESSO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante o BBB23, houve acaloradas discussões na internet sobre os "erros de português" cometidos pelos participantes. O objetivo deste trabalho é analisar, em algumas matérias de jornais on-line, a repercussão de falas da participante Larissa do BBB23, sob o recorte desses supostos "erros". O percurso teórico-metodológico utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, a fim de construir um sólido referencial teórico dentro da Sociolinguística e da Análise Crítica do Discurso, no intuito de usá-lo para realizar um estudo de caso, levando a cabo, com isso, uma análise qualitativa crítica das matérias supracitadas. Sabe-se, há bastante tempo, que as línguas são sistemas complexos, variáveis e heterogêneos, atravessados por questões ideológicas, políticas, históricas, sociais, cognitivas e culturais. Nesse sentido, autores como Bagno e Bortoni-Ricardo sustentam a ideia, baseados na Sociolinguística, de que não existe "erro" dentro dos aspectos puramente linguísticos. As categorias "certo" e "errado" são usadas no âmbito do Formalismo, para falar em "normas" gramaticais da língua. Assim sendo, chegou-se aos seguintes resultados: ao produzir estruturas como "truce", em vez de "trouxe", por exemplo, Larissa estava, na verdade, fazendo uso do Princípio da Economia Linguística, transformando um verbo irregular em regular, ou seja, obtendo um menor gasto cognitivo na sua produção linguística. Esse processo é natural e intrínseco a todos os seres humanos falantes de uma língua natural, mas a falta desse conhecimento leva à produção de matérias de jornal nas quais se afirmam que a Larissa cometeu um "erro" de português, falando algo que "não existe no português". Essa afirmação é inverídica e equivocada, sustentada pela ideologia (linguística) dominante (conforme autores como Alexandra Santana e Iran Melo), principalmente levando em consideração o caráter variável das línguas humanas. Portanto, evidencia-se a falta de uma Educação Linguística Crítica nas escolas, que promoveria um maior (re)conhecimento linguístico e um ensino de línguas mais efetivo.

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