Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95639
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1308
    "inscrito_id" => 11888
    "titulo" => "FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta de sequência didática interdisciplinar direcionada ao 3° ano de ensino médio, cujo tema principal é eletrostática. O objetivo geral desta proposta é dinamizar a aula, valorizar a criatividade dos estudantes, bem como fomentar a Física como Cultura e a Interdisciplinaridade através do uso de acrósticos. Os acrósticos podem ser entendidos como poesias cujo tema principal, a “palavra-tema", é explícita numa coluna e, dela, são escritas as estrofes do texto. Este tipo de abordagem se relaciona com a área de Ensino de Física, em especial Física como Cultura. A sequência didática é composta por quatro aulas de 50 minutos, a saber: (I e II) Identificação de concepções alternativas e ministração de aula expositivo-dialogada sobre eletrostática; (III) Aula em laboratório de informática para contato dos educandos com textos poéticos e com a plataforma de I.A. acróstico.org, que servirá de ferramenta didática. A reelaboração dos textos feitos pela I.A. será um momento de criticidade e criatividade dos estudantes e; (IV) Aula na qual os discentes poderão produzir seus próprios textos literários usando acrósticos, sem auxílio de I.A., relacionando-os com o conteúdo estudado nas aulas I e II. Cada aluno deve produzir, no mínimo, um acróstico. Os acrósticos criados na aula IV formarão um livreto, que evidenciará a possibilidade de diálogo entre Física e Literatura, da expressão da criatividade e criticidade dos estudantes, bem como, de forma pragmática, para revisão do conteúdo estudado. Espera-se, ao final da aplicação da sequência didática, que os educandos percebam as relações entre as áreas de conhecimento, em especial Física e Língua Portuguesa, bem como desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita textual e estimulem sua criatividade, lhes auxiliando no entendimento do conteúdo proposto. A interdisciplinaridade e a dinamização do ensino de Física, em especial eletrostática, são pilares da nossa proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581caf64241e_19122023135518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:55:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Emanoel Souza"
    "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95639
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1308
    "inscrito_id" => 11888
    "titulo" => "FÍSICA E POESIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta de sequência didática interdisciplinar direcionada ao 3° ano de ensino médio, cujo tema principal é eletrostática. O objetivo geral desta proposta é dinamizar a aula, valorizar a criatividade dos estudantes, bem como fomentar a Física como Cultura e a Interdisciplinaridade através do uso de acrósticos. Os acrósticos podem ser entendidos como poesias cujo tema principal, a “palavra-tema", é explícita numa coluna e, dela, são escritas as estrofes do texto. Este tipo de abordagem se relaciona com a área de Ensino de Física, em especial Física como Cultura. A sequência didática é composta por quatro aulas de 50 minutos, a saber: (I e II) Identificação de concepções alternativas e ministração de aula expositivo-dialogada sobre eletrostática; (III) Aula em laboratório de informática para contato dos educandos com textos poéticos e com a plataforma de I.A. acróstico.org, que servirá de ferramenta didática. A reelaboração dos textos feitos pela I.A. será um momento de criticidade e criatividade dos estudantes e; (IV) Aula na qual os discentes poderão produzir seus próprios textos literários usando acrósticos, sem auxílio de I.A., relacionando-os com o conteúdo estudado nas aulas I e II. Cada aluno deve produzir, no mínimo, um acróstico. Os acrósticos criados na aula IV formarão um livreto, que evidenciará a possibilidade de diálogo entre Física e Literatura, da expressão da criatividade e criticidade dos estudantes, bem como, de forma pragmática, para revisão do conteúdo estudado. Espera-se, ao final da aplicação da sequência didática, que os educandos percebam as relações entre as áreas de conhecimento, em especial Física e Língua Portuguesa, bem como desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita textual e estimulem sua criatividade, lhes auxiliando no entendimento do conteúdo proposto. A interdisciplinaridade e a dinamização do ensino de Física, em especial eletrostática, são pilares da nossa proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581caf64241e_19122023135518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:55:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Emanoel Souza"
    "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata de uma proposta de sequência didática interdisciplinar direcionada ao 3° ano de ensino médio, cujo tema principal é eletrostática. O objetivo geral desta proposta é dinamizar a aula, valorizar a criatividade dos estudantes, bem como fomentar a Física como Cultura e a Interdisciplinaridade através do uso de acrósticos. Os acrósticos podem ser entendidos como poesias cujo tema principal, a “palavra-tema", é explícita numa coluna e, dela, são escritas as estrofes do texto. Este tipo de abordagem se relaciona com a área de Ensino de Física, em especial Física como Cultura. A sequência didática é composta por quatro aulas de 50 minutos, a saber: (I e II) Identificação de concepções alternativas e ministração de aula expositivo-dialogada sobre eletrostática; (III) Aula em laboratório de informática para contato dos educandos com textos poéticos e com a plataforma de I.A. acróstico.org, que servirá de ferramenta didática. A reelaboração dos textos feitos pela I.A. será um momento de criticidade e criatividade dos estudantes e; (IV) Aula na qual os discentes poderão produzir seus próprios textos literários usando acrósticos, sem auxílio de I.A., relacionando-os com o conteúdo estudado nas aulas I e II. Cada aluno deve produzir, no mínimo, um acróstico. Os acrósticos criados na aula IV formarão um livreto, que evidenciará a possibilidade de diálogo entre Física e Literatura, da expressão da criatividade e criticidade dos estudantes, bem como, de forma pragmática, para revisão do conteúdo estudado. Espera-se, ao final da aplicação da sequência didática, que os educandos percebam as relações entre as áreas de conhecimento, em especial Física e Língua Portuguesa, bem como desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita textual e estimulem sua criatividade, lhes auxiliando no entendimento do conteúdo proposto. A interdisciplinaridade e a dinamização do ensino de Física, em especial eletrostática, são pilares da nossa proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.