A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM
"2022-12-01 11:00:40" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91845 "edicao_id" => 301 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID210_TB78_25112022235447.pdf" "created_at" => "2023-01-23 09:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL PEREIRA" "autor_email" => "daniel.psilva@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem" "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91845 "edicao_id" => 301 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo evidenciar a importância do uso da literatura nas aulas de língua inglesa, especialmente no seu uso como uma ferramenta na motivação dos alunos e na compreensão de costumes e valores das culturas de países estrangeiros. A pesquisa consiste em identificar fatores que causam a desmotivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar os relatos de professores acerca do tema e orientá-los na elaboração de materiais didáticos com conteúdo literário na educação básica. Utilizamos os seguintes pressupostos teóricos: DALACORTE (2000) e ELLIS (1994) para conceituar motivação e discutir sobre a motivação no ensino de língua inglesa, MOISÉS (2000) e TODOROV (2009) na discussão sobre literatura e PAIVA (1996) e TIBERIO (2014) em relação à utilização da literatura no ensino de língua inglesa. Para obter os dados para a análise, foi feito um estudo de caso com entrevistas presencias com professores do ensino fundamental e do ensino médio, aplicação de atividades com textos literários e também foi realizado um questionário com os alunos após a aplicação delas. Constatamos, portanto, que os professores compreendem que o ensino de língua inglesa vai além da gramática e utilizam a literatura em suas aulas, pois a veem como essencial na questão de apresentar questões culturais que também faz parte do processo de aprendizagem de uma língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID210_TB78_25112022235447.pdf" "created_at" => "2023-01-23 09:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL PEREIRA" "autor_email" => "daniel.psilva@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem" "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }