PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR
"2022-07-12 14:51:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91361 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 4713 "inscrito_id" => 18033 "titulo" => "PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR" "resumo" => "RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da93dd94935_01022023133125.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => "2023-02-01 13:31:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI" "autor_nome_curto" => "SUZANA Francini" "autor_email" => "su_vieiraped@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91361 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 4713 "inscrito_id" => 18033 "titulo" => "PRÁTICAS AFETIVAS NA SALA DE AULA, UMA AÇÃO HUMANÍSTICA ALIADA AO SUCESSO ESCOLAR" "resumo" => "RESUMO Este artigo vem abordar sobre estudos voltados para a compreensão do importante papel que a afetividade exerce dentro do ambiente escolar. Enfatizando neste trabalho que o maior êxito dentro do campo educacional é o sucesso escolar do aluno sendo manifestado quando seus anseios educacionais são atendidos de forma afetuosa e satisfatória. E trazer também uma reflexão sobre a força que a afetividade exerce sobre o ensino aprendizado, tendo em vista da valorização que o aluno necessita enquanto sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Os benefícios voltados para um bom relacionamento entre professor e aluno também serão apresentados como uma ferramenta favorável dentro do desenvolvimento escolar. Este artigo objetivou-se em pesquisar bibliografias e estudos que abordassem o tema de forma mais clara e contextualizada e que fizessem menção sobre a importância da afetividade dentro da escola no processo da aprendizagem. Traremos a conclusão sobre o papel e a responsabilidade que a escola tem enquanto ambiente de formação que promove um campo acolhedor, onde o aluno encontra suportes emocionais e incentivos no professor afetuoso e que busca de todas as formas diminuir a distância e barreiras no cotidiano escolar a fim de investir no sucesso da aprendizagem da criança enquanto aluno. As metodologias foram voltadas para um levantamento bibliográfico com alguns teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2001), Arantes (2002), Góes (1997), sendo estes autores fundamentais para o tema e embasamento teórico permitindo contribuir com resultados satisfatórios dentro da temática e vivência da sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da93dd94935_01022023133125.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => "2023-02-01 13:31:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI" "autor_nome_curto" => "SUZANA Francini" "autor_email" => "su_vieiraped@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }