O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-07-12 14:51:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91347 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 8310 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pandemia provocada pelo coronavírus afastou por dois anos a vivência da rotina escolar a qual todos estavam habituados, com isso, ainda não se sabe o quão os estudantes foram afetados, desde as questões voltadas ao emocional provocadas pelo isolamento social, pelas perdas e medos até questões referentes às aprendizagens. Nesse contexto, e seguindo a proposta de educação integral apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que prever a formação e desenvolvimento humano global, apresentando dez competências gerais, entre estas, as competências socioemocionais, é perceptível a necessidade de trabalhar de forma intencional as competências na escola. Essa pesquisa de caráter qualitativa, tem seu desenvolvimento em aulas de língua portuguesa com estudantes dos anos finais. Como arcabouço teórico, fundamenta-se na Pedagogia Emocional de Chabot, na proposta do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais e outros estudiosos que contribuem para esse tema ainda incipiente nas produções acadêmicas. Em uma breve análise dos resultados deste trabalho, confirma-se que a promoção de práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa surtem grande efeito para os estudantes quanto a identificação das emoções, bem como compreensão sobre como agir de forma competente a partir de situações novas e desafiadoras, desenvolvendo, portanto, estratégias para saber lidar com a frustração, insegurança, medo, perda, dor, além de fortalecer a empatia, a tolerância ao estresse, a responsabilidade, o foco, a persistência entre outras competências essenciais à vida em sociedade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8310_TB1753_14072022182607.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "professoralusilva.pimente" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91347 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 1753 "inscrito_id" => 8310 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pandemia provocada pelo coronavírus afastou por dois anos a vivência da rotina escolar a qual todos estavam habituados, com isso, ainda não se sabe o quão os estudantes foram afetados, desde as questões voltadas ao emocional provocadas pelo isolamento social, pelas perdas e medos até questões referentes às aprendizagens. Nesse contexto, e seguindo a proposta de educação integral apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que prever a formação e desenvolvimento humano global, apresentando dez competências gerais, entre estas, as competências socioemocionais, é perceptível a necessidade de trabalhar de forma intencional as competências na escola. Essa pesquisa de caráter qualitativa, tem seu desenvolvimento em aulas de língua portuguesa com estudantes dos anos finais. Como arcabouço teórico, fundamenta-se na Pedagogia Emocional de Chabot, na proposta do Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais e outros estudiosos que contribuem para esse tema ainda incipiente nas produções acadêmicas. Em uma breve análise dos resultados deste trabalho, confirma-se que a promoção de práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa surtem grande efeito para os estudantes quanto a identificação das emoções, bem como compreensão sobre como agir de forma competente a partir de situações novas e desafiadoras, desenvolvendo, portanto, estratégias para saber lidar com a frustração, insegurança, medo, perda, dor, além de fortalecer a empatia, a tolerância ao estresse, a responsabilidade, o foco, a persistência entre outras competências essenciais à vida em sociedade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8310_TB1753_14072022182607.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "professoralusilva.pimente" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }