Este trabalho tem como objetivo pontuar como a pandemia da Covid-19 afetou os índices de evasão, permanência e êxito dos cursos superiores do IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste (local em que estou lotada como servidora pública efetiva - Pedagoga - desde o ano de 2016). Localizada no interior do estado de Mato Grosso, há mais ou menos 450 km da capital, Cuiabá, a cidade de Pontes e Lacerda tem um Instituto Federal que atende pouco mais de mil discentes e que sentiu os impactos da pandemia diretamente nos índices de evasão. Iniciamos o período pandêmico com uma quantidade e finalizamos o período de estudos online com um número menor de discentes e ainda, tivemos colações de grau com uma quantidade de formandos inferior a quantidade dos anos anteriores. Nosso artigo refletirá a partir de informações e dados fornecidos pelo sistema acadêmico do IFMT, o SUAP (para acesso aos dados escolares) e irá também utilizar-se dos dados de um questionário aplicado pelo CAE (Coordenação de Apoio ao Estudante) em 11/08/2022 para os alunos dos cursos superiores do IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste no III Fórum de Assistência Estudantil (evento que ocorre anualmente no campus). A partir desses dois documentos conversaremos sobre como tem sido a vida escolar dos nossos estudantes dos cursos superiores no período pós-pandêmico. Nesse percurso, seremos acompanhados por Michel de Certau para nos falar sobre os cotidianos, Michel Foucault para pensar sobre a instituição escola e Nilda Alves para nos acompanhar nas conversas sobre praticaspensantes dos cotidianos.