O objetivo geral deste artigo é reconhecer as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como recurso para a formação docente, de forma específica, busca (i) compreender como as tecnologias digitais contribuem para a formação de professores, (ii) elencar as TICs que colaboram para a formação de professores e (iii) analisar os discursos de estudantes de Letras e Pedagogia sobre a importância das TICs nos seus processos formativos. A investigação parte do pressuposto de que as Tecnologias da Informação e da Comunicação contribuem para a formação docente. Em uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui pesquisa bibliográfica e discursos dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Patos - UNIFIP. A coleta dos dados ocorreu durante a disciplina de Educação e Tecnologias Digitais, ministrada no semestre de 2022.1. O referencial teórico é fundamentado em autores como Tardif (2002), Leal (2004), Freire (1996), Castells (1999) e Morin (2011), além de outros pensadores que contribuem com a formação do trabalho. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras e Pedagogia também serviram de fundamentação. A análise dos discursos mostrou que os estudantes acreditam que as TICs são mecanismos que promovem maior interação entre os sujeitos e potencializam o interesse pela aprendizagem, fortalecendo a busca pela formação contínua diante de fragilidades e potencialidades.