Artigo CONEDU - Formação de Professores

E-books

ISBN: 978-65-86901-77-1

ESCOLA E UNIVERSIDADE EM MOVIMENTO: UMA CONSTRUÇÃO DE ESTUDO E VIVÊNCIA COLETIVA ANTES E DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-07-12 14:36:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91110 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 1962 "inscrito_id" => 11094 "titulo" => "ESCOLA E UNIVERSIDADE EM MOVIMENTO: UMA CONSTRUÇÃO DE ESTUDO E VIVÊNCIA COLETIVA ANTES E DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "O artigo versa sobre um projeto interdisciplinar elaborado por um Grupo de Pesquisa composto por professores da educação básica, docentes de uma Universidade Federal e de um Colégio Universitário, ambos situados no município de Niterói/RJ, bem como mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Educação da mesma instituição. O projeto desenvolvido em 2019, neste Colégio, envolveu um grupo de licenciandos que integram um Programa de Educação Tutorial/PET-MEC/SESu, sua tutora e duas professoras do Ensino Fundamental I do Colégio Universitário. Este grupo é conhecido no espaço acadêmico como Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar e envolve até 18 licenciandos em suas ações, sendo 12 bolsistas e até seis não bolsistas. A investigação para a produção deste texto, objetivou, analisar os contornos do projeto interdisciplinar desenvolvido, a partir da avaliação das relações entre os sujeitos envolvidos e as experiências pedagógicas vivenciadas antes e durante a pandemia. Com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a pesquisa abrangeu a leitura dos textos concernentes aos saberes experienciais da docência, a conversa como metodologia de pesquisa, com duas petianas que participaram do projeto desenvolvido com a escola em 2019, e dos projetos desenvolvidos durante a pandemia. Nessa direção, compartilhar as experiências tecidas pelas petianas na trajetória vivenciada desses projetos, a partir da escuta sensível e do diálogo com o outro, assumido como um espaço significativo de partilha na formação docente, sinaliza que, ainda há muitas experiências adquiridas nos projetos desenvolvidos por este Grupo a serem (com)partilhadas por seus membros e pesquisadores em outros espaços de formação.O artigo versa sobre um projeto interdisciplinar elaborado por um Grupo de Pesquisa composto por professores da educação básica, docentes de uma Universidade Fe" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11094_TB1962_19072022214734.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE" "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE" "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91110 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 1962 "inscrito_id" => 11094 "titulo" => "ESCOLA E UNIVERSIDADE EM MOVIMENTO: UMA CONSTRUÇÃO DE ESTUDO E VIVÊNCIA COLETIVA ANTES E DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "O artigo versa sobre um projeto interdisciplinar elaborado por um Grupo de Pesquisa composto por professores da educação básica, docentes de uma Universidade Federal e de um Colégio Universitário, ambos situados no município de Niterói/RJ, bem como mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Educação da mesma instituição. O projeto desenvolvido em 2019, neste Colégio, envolveu um grupo de licenciandos que integram um Programa de Educação Tutorial/PET-MEC/SESu, sua tutora e duas professoras do Ensino Fundamental I do Colégio Universitário. Este grupo é conhecido no espaço acadêmico como Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar e envolve até 18 licenciandos em suas ações, sendo 12 bolsistas e até seis não bolsistas. A investigação para a produção deste texto, objetivou, analisar os contornos do projeto interdisciplinar desenvolvido, a partir da avaliação das relações entre os sujeitos envolvidos e as experiências pedagógicas vivenciadas antes e durante a pandemia. Com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a pesquisa abrangeu a leitura dos textos concernentes aos saberes experienciais da docência, a conversa como metodologia de pesquisa, com duas petianas que participaram do projeto desenvolvido com a escola em 2019, e dos projetos desenvolvidos durante a pandemia. Nessa direção, compartilhar as experiências tecidas pelas petianas na trajetória vivenciada desses projetos, a partir da escuta sensível e do diálogo com o outro, assumido como um espaço significativo de partilha na formação docente, sinaliza que, ainda há muitas experiências adquiridas nos projetos desenvolvidos por este Grupo a serem (com)partilhadas por seus membros e pesquisadores em outros espaços de formação.O artigo versa sobre um projeto interdisciplinar elaborado por um Grupo de Pesquisa composto por professores da educação básica, docentes de uma Universidade Fe" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11094_TB1962_19072022214734.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE" "autor_nome_curto" => "CYNTIA REZENDE" "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA R&Eacute;GIS COSTA (COL&Eacute;GIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marab&aacute;)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO &nbsp;<br />\r\n FL&Aacute;VIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n J&Eacute;SSICA GIRLAINE GUIMAR&Atilde;ES LEAL &nbsp;<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JO&Atilde;O PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GL&Oacute;RIA DO GOIT&Aacute;)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOS&Eacute; RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS J&Uacute;NIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n J&Uacute;LIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATR&Iacute;CIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n K&Aacute;TIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARA&Uacute;JO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJ&Atilde;O (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOIS&Eacute;S BEZERRA DE MORAIS &nbsp;<br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO &nbsp;<br />\r\n PATR&Iacute;CIA DE SOUZA MOURA &nbsp;<br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA &nbsp;<br />\r\n V&Acirc;NIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n Z&Eacute;LIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA R&Eacute;GIS COSTA (COL&Eacute;GIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marab&aacute;)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO &nbsp;<br />\r\n FL&Aacute;VIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n J&Eacute;SSICA GIRLAINE GUIMAR&Atilde;ES LEAL &nbsp;<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JO&Atilde;O PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GL&Oacute;RIA DO GOIT&Aacute;)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOS&Eacute; RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS J&Uacute;NIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n J&Uacute;LIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATR&Iacute;CIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n K&Aacute;TIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARA&Uacute;JO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJ&Atilde;O (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOIS&Eacute;S BEZERRA DE MORAIS &nbsp;<br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO &nbsp;<br />\r\n PATR&Iacute;CIA DE SOUZA MOURA &nbsp;<br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA &nbsp;<br />\r\n V&Acirc;NIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n Z&Eacute;LIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O artigo versa sobre um projeto interdisciplinar elaborado por um Grupo de Pesquisa composto por professores da educação básica, docentes de uma Universidade Federal e de um Colégio Universitário, ambos situados no município de Niterói/RJ, bem como mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Educação da mesma instituição. O projeto desenvolvido em 2019, neste Colégio, envolveu um grupo de licenciandos que integram um Programa de Educação Tutorial/PET-MEC/SESu, sua tutora e duas professoras do Ensino Fundamental I do Colégio Universitário. Este grupo é conhecido no espaço acadêmico como Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar e envolve até 18 licenciandos em suas ações, sendo 12 bolsistas e até seis não bolsistas. A investigação para a produção deste texto, objetivou, analisar os contornos do projeto interdisciplinar desenvolvido, a partir da avaliação das relações entre os sujeitos envolvidos e as experiências pedagógicas vivenciadas antes e durante a pandemia. Com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a pesquisa abrangeu a leitura dos textos concernentes aos saberes experienciais da docência, a conversa como metodologia de pesquisa, com duas petianas que participaram do projeto desenvolvido com a escola em 2019, e dos projetos desenvolvidos durante a pandemia. Nessa direção, compartilhar as experiências tecidas pelas petianas na trajetória vivenciada desses projetos, a partir da escuta sensível e do diálogo com o outro, assumido como um espaço significativo de partilha na formação docente, sinaliza que, ainda há muitas experiências adquiridas nos projetos desenvolvidos por este Grupo a serem (com)partilhadas por seus membros e pesquisadores em outros espaços de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.