O Programa Foco na Aprendizagem trata-se de uma iniciativa de diversas coordenadorias da Secretaria de Educação do Estado do Ceará voltadas à recomposição das aprendizagens, implementação das Diretrizes Curriculares (DCRCs), do Novo Ensino Médio (NEM) e do modelo Estadual de Educação Híbrida. Essas ações integradas acontecem na rede pública estadual desde 2020 e consiste no acompanhamento aprofundado dos resultados dos estudantes articulado ao uso do Material Didático Estruturado (MDE) e de outros recursos didáticos metodológicos. Logo, apresentamos com objetivo desse artigo: relatar nossa experiência na disciplina de língua portuguesa com o referido material estruturado no ano de 2021, enquanto professoras respectivamente designadas, uma para elaboração do MDE e a outra à formação continuada de professores em pares utilizando o mesmo. A elaboração desse relato deixa evidente a importância da aplicação e utilização do Material Didático Estruturado de língua portuguesa como instrumento dialógico no processo de ensino aprendizagem em um contexto de pós-pandemia. Para a fundamentação teórico metodológica desse trabalho recorreu-se a documentos norteadores como a BNCC (2018), DCRC do Ceará, a Matriz de Saberes de Língua Portuguesa, assim como aos autores Farias (2006), Rojo (2013, 2019), Kleiman (2006). Mesmo com o contexto de pandemia em que surge o programa e com a realização de algumas atividades de forma remota, os resultados alcançados são satisfatórios tendo em vista a necessidade de novas estratégias de recomposição da aprendizagem, as insurgências do século XXI e a aceitação por parte de muitos professores e estudantes quanto à utilização do MDE em sala de aula. Esperamos assim, contribuir para a continuidade do referido programa no Ceará e sua implementação em outros contextos.