O presente estudo teve como objetivo analisar a função desempenhada por 4 coordenadores pedagógicos dos Anos Iniciais, que atuam nas redes municipais de ensino das cidades de Olinda e de Recife. Em uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com as mesmas, a fim de obtermos, entre outras informações, as suas concepções acerca do papel desse profissional no espaço escolar, as funções que desenvolvem nos seus ambientes de trabalho e as suas contribuições no/para os processos de ensino e de aprendizagem, além da relação entre a gestão, o corpo docente, discente e as famílias dos alunos que frequentam a escola. Após a coleta e análise dos dados, concluímos que as coordenadoras procuram executar suas atribuições com empenho, no entanto, a identidade da função de coordenador pedagógico ainda precisa ser muito discutida e refletida, pois as mesmas, parecem, ainda, em determinadas situações, terem dificuldades de definir seu papel no ambiente escolar, executando, muitas vezes, atribuições que não lhes compete, algumas conscientemente, outras não.