O presente artigo versa acerca da promoção de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para prática de análise de discursos materializados por meio de imagens, principalmente, aquelas que permeiam o cotidiano dos estudantes e, assim, trilhar possíveis caminhos para sua formação leitora, transmutando-os em sujeitos-leitores críticos e não receptores passivos. Diante disso, o estudo mobiliza como objetivo colaborar didaticamente para aulas que despertem uma visão leitora crítica por meio de materialidades discursivas imagéticas diante de uma ação docente focada na perspectiva discursiva. Tudo isso, pautado no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD), a partir de vários teóricos como Pêcheux e seguidores e, no Brasil com Orlandi. Nesse sentido, a metodologia é basicamente bibliográfica, visando um estudo que se pauta em teóricos que propõem uma análise discursiva como campo teórico-metodológico para possíveis gestos de interpretação de diversas materialidades para produzir efeitos de sentido de acordo com as condições de produção, e levar esta prática para escola, transpondo a teoria para práxis. Logo, espera-se que por este estudo, haja um despertar para um (re)pensar acerca da importância da formação leitora dos estudantes por meio da Análise do Discurso francesa através de materialidades imagéticas, a fim de oportunizar na sala de aula uma leitura crítico-analítica, fazendo com que a aprendizagem leitora seja baseada no processo discurso para ser significativa aos educandos.