O Ensino-aprendizagem de Matemática constitui-se num desafio à medida que enfrenta resistência por parte dos alunos, que muitas vezes se encontram desacreditados de suas potencialidades de aprendizagem relacionadas à disciplina e, que por vezes, está relacionada à postura e metodologia de ensino do professor. Com isto, o presente artigo discute o acolhimento socioemocional destes professores na formação continuada, com vistas à expectativa de que estes possam conhecer o potencial da metodologia de ensino das Mentalidades Matemáticas, que compreende a Matemática de uma maneira mais aberta, visual e criativa, através da ferramenta Poço da Aprendizagem, levando-os a refletir sobre seus processos de aprendizagem frente ao ensino desta disciplina. Neste sentido, um estudo foi realizado, a partir da análise documental das produções de um Poço de Aprendizagem relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de um novo conteúdo considerado desafiador de 14 professores do município de Campo Alegre – Al, no processo de formação continuada para professores que lecionam a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em um projeto local de recomposição da aprendizagem. Para a análise dos resultados deste estudo utilizou-se as ideias da análise de conteúdo que apontam nos documentos analisados para a presença de sentimento de tristeza, frustração e fracasso, identificação de sentimentos de desinteresse e desmotivação, além de dificuldades relacionadas à aprendizagem do alunado no processo inicial do ensino, sentimentos de desmotivação, dúvida e exaustão no ápice do processo de ensino, além da identificação da necessidade de buscar ideias e métodos inovadores para uma nova abordagem como forma de alcançar um processo de ensino-aprendizagem significativo. Com isto, foi possível perceber que mediante o uso desta ferramenta, os professores puderam analisar seus processos de ensino, identificando sentimentos associados a estes e buscando estratégias para superação destes com vistas à um ensino-aprendizagem de Matemática de maneira significativa.