COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4936 "inscrito_id" => 17227 "titulo" => "COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO" "resumo" => "Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17227_TB4936_03102022232833.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILA FERREIRA DA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "NEILA FERREIRA" "autor_email" => "nneylla@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4936 "inscrito_id" => 17227 "titulo" => "COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O SÉCULO XXI -PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO" "resumo" => "Diante de dados alarmantes sobre o alto índice de evasão escolar e distorção série idade, que tem como alguns pressupostos o não atendimento aos ritmos e perfis de aprendizagem dos alunos, o Ensino Personalizado (EP) surge como um dos nove desafios das tendências em educação e tecnologia do século XXI. É também uma competência docente instituída pelo Centro de Inovação da Educação Brasileira, base na qual esta pesquisa propôs um curso de curta duração para formação docente continuada sobre EP, denominado O professor Reflexivo: competência docente para o século XXI – Personalização do Ensino. O objetivo foi investigar como a proposta pôde contribuir para o aprimoramento da competência EP com tecnologia. Os participantes da pesquisa foram professores do 1º ano do Ensino Médio, no âmbito de uma escola em Campos dos Goytacazes. O curso foi implementado remotamente, por meio de interações assíncronas no Google Classroom, com espaços para diálogos, construções colaborativas e acesso a materiais em diversos tipos e gêneros textuais, produzidos pela pesquisadora e/ou advindos de processo de curadoria. Já as interações síncronas ocorreram via Google Meet. A carga horária total foi de 30h, segundo os disparadores: os desafios à aprendizagem no século XXI; competências docentes frente aos desafios da aprendizagem; autoavaliação de competências digitais docente; a competência da Personalização; Recursos para personalização; Personalização sob a égide das metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, implementada por meio de uma Intervenção Pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados foram Observação e Questionário Final (QF). Ambos os instrumentos foram analisados à luz do aporte teórico da pesquisa. Finalizadas as análises e discussões, a pesquisa apresenta indícios de que o curso pôde contribuir para a formação continuada dos professores acerca da superação de posturas reducionistas quanto ao desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas sobre EP com tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17227_TB4936_03102022232833.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILA FERREIRA DA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "NEILA FERREIRA" "autor_email" => "nneylla@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }