Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUANAMBI – BAHIA: ENLACES REFLEXIVOS COM AS NARRATIVAS DOCENTES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88479
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1121
    "inscrito_id" => 12713
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUANAMBI – BAHIA: ENLACES REFLEXIVOS COM AS NARRATIVAS DOCENTES."
    "resumo" => "Esta pesquisa intitulada “A Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia: enlaces reflexivos com as narrativas docentes.”, tem por objeto a formação de professores/as na especificidade da EJA. A temática emerge da dissertação “Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos”. Aqui se apresenta um recorte de uma das temáticas que emergiram ao longo do processo de realização das entrevistas e escritas da pesquisa. O objetivo central do texto é apresentar as narrativas docentes sobre a formação continuada realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Guanambi – Bahia, analisando suas percepções sobre a formação ante a especificidade da EJA. O estudo, de abordagem qualitativa, respaldou-se na pesquisa (auto)biográfica, sendo adotado como dispositivo de obtenção das informações as entrevistas narrativas. O lócus da pesquisa foi uma das Unidades Escolares pertencente a Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia, que atende a EJA I e II, sendo seus participantes cinco professoras atuantes na modalidade. As análises das narrativas fundamentaram-se na análise compreensiva-interpretativa. O estudo demarcou que as formações precisam estar vinculadas à discutir e desenvolver ações para a cotidianidade da sala de aula e do espaço escolar da modalidade. Por isso, é elementar um planejamento coletivo, estruturado pelo diálogo entre e com os/as professores/as, sobre os projetos e os conteúdos a serem desenvolvidos na prática pedagógica, possibilitando direcionamento ao currículo e a formação para a especificidade da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12713_TB1121_17072022201055.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeline.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88479
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1121
    "inscrito_id" => 12713
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUANAMBI – BAHIA: ENLACES REFLEXIVOS COM AS NARRATIVAS DOCENTES."
    "resumo" => "Esta pesquisa intitulada “A Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia: enlaces reflexivos com as narrativas docentes.”, tem por objeto a formação de professores/as na especificidade da EJA. A temática emerge da dissertação “Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos”. Aqui se apresenta um recorte de uma das temáticas que emergiram ao longo do processo de realização das entrevistas e escritas da pesquisa. O objetivo central do texto é apresentar as narrativas docentes sobre a formação continuada realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Guanambi – Bahia, analisando suas percepções sobre a formação ante a especificidade da EJA. O estudo, de abordagem qualitativa, respaldou-se na pesquisa (auto)biográfica, sendo adotado como dispositivo de obtenção das informações as entrevistas narrativas. O lócus da pesquisa foi uma das Unidades Escolares pertencente a Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia, que atende a EJA I e II, sendo seus participantes cinco professoras atuantes na modalidade. As análises das narrativas fundamentaram-se na análise compreensiva-interpretativa. O estudo demarcou que as formações precisam estar vinculadas à discutir e desenvolver ações para a cotidianidade da sala de aula e do espaço escolar da modalidade. Por isso, é elementar um planejamento coletivo, estruturado pelo diálogo entre e com os/as professores/as, sobre os projetos e os conteúdos a serem desenvolvidos na prática pedagógica, possibilitando direcionamento ao currículo e a formação para a especificidade da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12713_TB1121_17072022201055.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeline.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa intitulada “A Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia: enlaces reflexivos com as narrativas docentes.”, tem por objeto a formação de professores/as na especificidade da EJA. A temática emerge da dissertação “Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: tessituras sobre as trajetórias formativas de professoras da Educação de Jovens e Adultos”. Aqui se apresenta um recorte de uma das temáticas que emergiram ao longo do processo de realização das entrevistas e escritas da pesquisa. O objetivo central do texto é apresentar as narrativas docentes sobre a formação continuada realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Guanambi – Bahia, analisando suas percepções sobre a formação ante a especificidade da EJA. O estudo, de abordagem qualitativa, respaldou-se na pesquisa (auto)biográfica, sendo adotado como dispositivo de obtenção das informações as entrevistas narrativas. O lócus da pesquisa foi uma das Unidades Escolares pertencente a Rede Pública Municipal de Guanambi – Bahia, que atende a EJA I e II, sendo seus participantes cinco professoras atuantes na modalidade. As análises das narrativas fundamentaram-se na análise compreensiva-interpretativa. O estudo demarcou que as formações precisam estar vinculadas à discutir e desenvolver ações para a cotidianidade da sala de aula e do espaço escolar da modalidade. Por isso, é elementar um planejamento coletivo, estruturado pelo diálogo entre e com os/as professores/as, sobre os projetos e os conteúdos a serem desenvolvidos na prática pedagógica, possibilitando direcionamento ao currículo e a formação para a especificidade da EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.