Considerando a importância da escolha metodológica no processo de ensino e aprendizagem e o papel da Geografia no Ensino Médio para formação de jovens conscientes sócio espacialmente, este trabalho foi concebido com o objetivo de identificar como professores de Geografia em formação no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, em Campina Grande – PB, utilizam-se de seus conhecimentos acerca das Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para elaboração dos planos de aula de Geografia. Nesse sentido, empreendeu-se uma análise de três planos de aula elaborados por estudantes do 5° ao 7° período do referido curso, os quais estavam atuando como residentes em turmas do Ensino Médio pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), quota 2020-2022. Tal análise foi feita correlacionando os objetivos (para quê ensinar?), a escolha dos conteúdos (o que ensinar?), e as estratégias metodológicas (como ensinar?). Como resultado, notou-se uma preocupação dos licenciandos residentes com relação à contextualização dos conteúdos e a espacialização de fenômenos geográficos utilizando-se das metodologias de Sala de Aula Invertida e Rotações Por Estações para engajar os estudantes no processo de construção do conhecimento em sala de aula, o que trata-se de um resultado positivo no sentido de que, no planejamento de uma aula, neste caso de Geografia, a escolha didático-metodológica feita pelo professor é uma etapa fundamental que repercute diretamente na aprendizagem ativa e no perfil dos estudantes que se pretende formar.