Não há dúvidas da importância e presença do conceito de Calor e outros conceitos a ele relacionados no Ensino de Ciências, assim como a corriqueira mobilização dos diferentes modos de compreende-lo durante o período de escolarização. Assim sendo, este estudo teve como objetivo analisar diferentes formas de falar Calor expressados por dois Professores de Ciências ao responder um questionário semiestruturado. A Teoria do Perfil Conceitual foi considerada para identificar a diversidade das formas de falar dos professores a partir de zonas do perfil conceitual de Calor. O estudo possuí viés qualitativo exploratório. Com isso, para o registro dos dados foi aplicado um questionário no qual foram apresentados conceitos em que os professores deveriam fazer relações ao conceito de Calor em diferentes situações. Os resultados mostram a emergência de diferentes formas de falar nas respostas dos professores que remetem a ideias de Calor como: variação de temperatura e energia em trânsito; a primeira visão está relacionada a sensibilidade térmica, cujo o princípio é a alta e baixa de temperatura, concepções ligadas a zona empírica; a segunda está relacionada as concepções proporcionais ao movimento molecular a partir de características submicrocópicas das partículas, falas da zona racionalista, modo de falar mais próximas na visão científica. As diferentes formas de falar sugerem a coexistência de diferentes modos de pensar sobre Calor pelos professores, que emergem dependendo dos conceitos a relacionados, visto que das cinco zonas do perfil conceitual de Calor, apenas duas surgiram durante a aplicação do questionário, isso aponta que recursos como este podem proporcionar a compreensão mais complexa do conceito dependendo do contexto e recursos a ele ligados.