A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90955 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4803 "inscrito_id" => 17707 "titulo" => "A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17707_TB4803_01122022085040.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA ROSA LESCANO DIAS" "autor_nome_curto" => "Priscila" "autor_email" => "priscilalescano@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90955 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4803 "inscrito_id" => 17707 "titulo" => "A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17707_TB4803_01122022085040.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA ROSA LESCANO DIAS" "autor_nome_curto" => "Priscila" "autor_email" => "priscilalescano@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }