Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DE LÓGICA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O letramento computacional constitui-se como ferramenta facilitadora na relação ensino-aprendizagem, considerando um importante desenvolvimento interdisciplinar com o ensino de lógica matemática como meio alternativo para a educação básica. Dessa maneira, o objetivo do nosso estudo é refletir sobre o ensino interdisciplinar de lógica matemática e o letramento computacional na educação básica. Para tanto, o presente texto desenvolveu uma análise pautada na metodologia qualitativa, assim, concebe as práticas educacionais partindo das relações subjetivas inerentes ao fazer pedagógico (DEMO, 1992). Nessa abordagem, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica que corresponde a um estudo da produção acadêmica desenvolvida anteriormente (GIL, 2002). Primordialmente a lógica era aliada da filosofia com análises e pensamentos aristocráticos baseando-se em argumentos válidos (FILHO; RUI, 2016). Logo mais, a lógica passou a ser uma área da matemática que partiu objetivos de Boole (1995) e Morgan (1830) apresentando os fundamentos da lógica algébrica, tornando uma ferramenta importantíssima para a programação de computadores. Dito isso, é possível afirmar que existe uma inter-relação histórica entre a lógica matemática e as ciências da computação. Em face disso, Lüke (1994) propõe uma prática pedagógica interdisciplinar que permita que os sujeitos aprendentes tenham uma visão holística do fenômeno estudado. Assim, diante da demanda contemporânea de um letramento computacional, o presente trabalho tece reflexões interdisciplinares com o ensino de lógica matemática. Diante disso, D´Ambrósio (2011) adverte que o exercício pleno da cidadania não seria alcançado sem a inclusão digital dos discentes. É perceptível a presença do letramento computacional na estrutura social e nas relações humanas, este que provoca a necessidade de um conhecimento sólido em matemática pura e aplicada. Portanto, a promoção do letramento computacional sendo uma ponte que facilita as relações educacionais do pensamento crítico social, permitindo uma interdisciplinaridade de lógica matemática como meio alternativo para inserção de uma proposta pedagógica.

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