A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere para as competências básicas a compreensão, a utilização, a criação de tecnologias digitais de informação e a comunicação de forma crítica e significativa. A utilização das tecnologias nos apresenta o Pensamento Computacional (PC) e Linguagens de Programação (LP), para o desenvolvimento disso, temos o Arduino. Ele é uma plataforma eletrônica, onde o aluno tem a possibilidade de aplicar conceitos de aula ou aprender novos conceitos e aplicar junto à LP. A sua base encontra-se no PC e na LP, ao juntar o Arduino e o TinkerCad, software gratuito onde possibilita a simulação de circuitos e programação em uma plataforma online, apresentando então, algo semelhante ao software Scratch, onde a dinâmica é a de juntar blocos em uma Programação Visual e Computacional. Neste trabalho, apresentamos as sequências de aulas de uma experiência didática com a utilização do Arduino e TinkerCad, desenvolvida em 2022 em um Colégio Estadual do Rio Grande do Sul, com alunos do Ensino Médio, no Projeto Iniciação à Programação e à Robótica. Esse projeto apresenta duas etapas de execução, a primeira etapa foi utilizado o Software Scratch e agora para a segunda etapa temos a iniciação com o Arduino e TinkerCad. Trata-se de uma atividade de estudo, planejamento e inserção da LP e Robótica na Educação Básica, por meio de atividades práticas para trabalhar a lógica e conceitos de Matemática com a utilização do Arduino. As atividades propostas promoveram a construção do PC e oportunizaram o protagonismo à autoria dos alunos, no desenvolvimento das atividades. Assim, evidenciando o interesse deles pelas tarefas propostas, eficácia na resolução das atividades, trabalho em equipe e na responsabilidade por sua própria aprendizagem.