Atualmente, é de alta relevância que temas atualizados com alta relevância social sejam tratados no ensino básico, trazendo a investigação como uma das formas de dar protagonismo aos estudantes a partir das suas vivências como ponto de partida para construir e refletir conhecimentos importantes para a sociedade. Nesse sentido, as metodologias ativas oferecem uma oportunidade ímpar para os discentes, a partir das suas próprias considerações pela pesquisa, se posicionarem sobre temas relevantes dentro do ensino de ciências. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de um professor em formação inicial com a elaboração e aplicação de um júri simulado para abordagem dos alimentos transgênicos para a reflexão dos benefícios e implicações destes nas questões de saúde e tecnologias com uma turma do ensino básico, tendo como base referenciais construtivistas para a elaboração e execução da metodologia ativa. Em relação a metodologia deste trabalho, o júri simulado foi aplicado com 37 discentes do 2° ano do ensino médio de uma escola privada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba ao longo de 2 encontros. Os resultados aqui demonstrados, revelam as impressões e o despertar dos estudantes para discutir e argumentar com base nos conhecimentos científicos um tema altamente relevante para a sociedade, levando em conta seus próprios contextos e realidades para a reflexão dos seus papéis como cidadãos no posicionamento ativo em relação a temática. Além disso, a mediação realizada pelo professor em formação inicial, também revela as nuances, possibilidades e dificuldades de se aplicar uma metodologia ativa com uma turma do ensino básico, dialogando com todos os saberes escolares e do cotidiano dos estudantes ao longo da atividade.