Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90832
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4620
    "inscrito_id" => 17655
    "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "Este resumo se refere a uma pesquisa que foi desenvolvida com egressos do Curso de Pedagogia Campus IV/UFPB com o objetivo de fazer um mapeamento da atuação docente dos egressos do curso e destacar os elementos de contribuição dos componentes curriculares expressos no Projeto Pedagógico do Curso/PPC para a atuação profissional dos participantes da pesquisa. Para tanto foram empreendidos estudos acerca dos saberes e fazeres docentes à luz de autores como Tardif (2005), Pimenta (1996), Nóvoa (1991) e documentos como: Resolução CNE/CP nº 1 (2006), Resolução CNE nº 2 (2015), PPC/Curso de Pedagogia/Campus IV (UFPB-2006) entre outros. A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa com estudo de caso. Os dados foram coletados tendo o tempo/espaço em 2011, ano que a primeira turma concluiu, até 2018. Para tanto, foi elaborado um cadastro com os e-mails de todos os egressos do curso de Pedagogia Campus IV/UFPB no período estabelecido e construído um formulário no google forms com 24 perguntas. O formulário da pesquisa foi enviado a 212 egressos e, 64 destes responderam. Dos que responderam à pesquisa: 79,7% afirmaram estar trabalhando, sendo que 56,3% na sua área de formação. Alusivo às compreensões dos egressos sobre a formação ofertada pelos componentes curriculares do Curso, 64,1% acreditam que foi suficiente para exercer sua profissão de maneira plena; 32,8 % responderam que foi suficiente em parte, e apenas 3,1% responderam que não foi satisfatório para a sua atuação profissional. Diante disso, a pesquisa contribuiu no sentido de ampliar o diálogo sobre os saberes e fazeres dos docentes no âmbito inicial e contínuo, tendo como foco, a atuação profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4620_28112022164226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ftoalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90832
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4620
    "inscrito_id" => 17655
    "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "Este resumo se refere a uma pesquisa que foi desenvolvida com egressos do Curso de Pedagogia Campus IV/UFPB com o objetivo de fazer um mapeamento da atuação docente dos egressos do curso e destacar os elementos de contribuição dos componentes curriculares expressos no Projeto Pedagógico do Curso/PPC para a atuação profissional dos participantes da pesquisa. Para tanto foram empreendidos estudos acerca dos saberes e fazeres docentes à luz de autores como Tardif (2005), Pimenta (1996), Nóvoa (1991) e documentos como: Resolução CNE/CP nº 1 (2006), Resolução CNE nº 2 (2015), PPC/Curso de Pedagogia/Campus IV (UFPB-2006) entre outros. A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa com estudo de caso. Os dados foram coletados tendo o tempo/espaço em 2011, ano que a primeira turma concluiu, até 2018. Para tanto, foi elaborado um cadastro com os e-mails de todos os egressos do curso de Pedagogia Campus IV/UFPB no período estabelecido e construído um formulário no google forms com 24 perguntas. O formulário da pesquisa foi enviado a 212 egressos e, 64 destes responderam. Dos que responderam à pesquisa: 79,7% afirmaram estar trabalhando, sendo que 56,3% na sua área de formação. Alusivo às compreensões dos egressos sobre a formação ofertada pelos componentes curriculares do Curso, 64,1% acreditam que foi suficiente para exercer sua profissão de maneira plena; 32,8 % responderam que foi suficiente em parte, e apenas 3,1% responderam que não foi satisfatório para a sua atuação profissional. Diante disso, a pesquisa contribuiu no sentido de ampliar o diálogo sobre os saberes e fazeres dos docentes no âmbito inicial e contínuo, tendo como foco, a atuação profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4620_28112022164226.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "ftoalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este resumo se refere a uma pesquisa que foi desenvolvida com egressos do Curso de Pedagogia Campus IV/UFPB com o objetivo de fazer um mapeamento da atuação docente dos egressos do curso e destacar os elementos de contribuição dos componentes curriculares expressos no Projeto Pedagógico do Curso/PPC para a atuação profissional dos participantes da pesquisa. Para tanto foram empreendidos estudos acerca dos saberes e fazeres docentes à luz de autores como Tardif (2005), Pimenta (1996), Nóvoa (1991) e documentos como: Resolução CNE/CP nº 1 (2006), Resolução CNE nº 2 (2015), PPC/Curso de Pedagogia/Campus IV (UFPB-2006) entre outros. A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa com estudo de caso. Os dados foram coletados tendo o tempo/espaço em 2011, ano que a primeira turma concluiu, até 2018. Para tanto, foi elaborado um cadastro com os e-mails de todos os egressos do curso de Pedagogia Campus IV/UFPB no período estabelecido e construído um formulário no google forms com 24 perguntas. O formulário da pesquisa foi enviado a 212 egressos e, 64 destes responderam. Dos que responderam à pesquisa: 79,7% afirmaram estar trabalhando, sendo que 56,3% na sua área de formação. Alusivo às compreensões dos egressos sobre a formação ofertada pelos componentes curriculares do Curso, 64,1% acreditam que foi suficiente para exercer sua profissão de maneira plena; 32,8 % responderam que foi suficiente em parte, e apenas 3,1% responderam que não foi satisfatório para a sua atuação profissional. Diante disso, a pesquisa contribuiu no sentido de ampliar o diálogo sobre os saberes e fazeres dos docentes no âmbito inicial e contínuo, tendo como foco, a atuação profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.