O presente trabalho tratará da importância da relação família e escola no desempenho escolar dos alunos da educação infantil. Cada vez mais ouvimos e temos certeza de que a participação dos pais no processo de aprendizagem das crianças é fundamental, porém não raro são as queixas de professores quanto ao rendimento escolar dos alunos não ser satisfatório por causa da falta de acompanhamento da família. Essa afirmação fica mais nítida ainda, quando percebemos que a família está diretamente ligada ao processo de aquisição de segurança por parte das crianças influenciando no seu desenvolvimento. Diante do exposto buscamos analisar a situação problema: qual a importância da união das duas instituições (familiar e escolar) no que se refere ao processo de aprendizados das crianças da educação infantil? Para isso nossa pesquisa será realizada a partir de uma revisão bibliográfica buscando em literaturas existentes informações sobre a questão aqui discutida, na forma de análise discursiva e não de quantificação de dados. Por essa razão a natureza de um trabalho como este é necessariamente qualitativo. A família tem um papel essencial no desenvolvimento dos pequenos por isso, quando a escola abre as portas para os pais e constrói uma aliança sólida, todos os envolvidos nesse processo são beneficiados (alunos, família e escola).