“UM MERGULHO NO FANTÁSTICO”: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90150 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 14894 "titulo" => "“UM MERGULHO NO FANTÁSTICO”: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho visa relatar uma experiência de formação continuada com professores de Língua Portuguesa que atuam nos Anos Finais e Ensino Médio, em escolas da rede pública estadual de Pernambuco, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino Metropolitana Sul. O percurso formativo “Um mergulho no fantástico” surgiu como fruto de uma proposta de aperfeiçoamento da prática pedagógica docente, em uma perspectiva que explora o texto literário como objeto de ensino. Distribuído em três etapas, o percurso mobilizou a colaboração de docentes e a participação de discentes em oficinas, tornando possível refletir e analisar práticas de leitura literária inseridas no contexto escolar. Para isso, recorremos a obras da literatura fantástica para explorar uma atmosfera de suspense, de curiosidade, de espanto e de imprevisibilidade de obras que encontram acolhida nos nossos estudantes para então promover experiências de fruição e de práticas de leitura e produção textuais. Como referências para refletir sobre literatura e ensino, adotamos Colomer ([2007]2014), Cosson ([2006] 2018, [2014]2017), Dalvi (2013) e outros. Para tal, vê-se o texto literário como uma necessidade humana e integrado a outras práticas de leitura, uma vez que permite uma incursão na experiência estética, possibilita vivências e condutas humanas, e amplia as fronteiras do conhecido (cf.Colomer ([2007]2014). Sendo assim, o percurso formativo apresentou diversas possibilidades para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e a escrita não só como práticas discursivas, mas como promoção de vivências estéticas e no sentido transformador de ler, sentir e estar no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14894_TB3564_10082022233651.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN JORDÃO PESSOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lilianjordao.ead@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90150 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 14894 "titulo" => "“UM MERGULHO NO FANTÁSTICO”: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho visa relatar uma experiência de formação continuada com professores de Língua Portuguesa que atuam nos Anos Finais e Ensino Médio, em escolas da rede pública estadual de Pernambuco, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino Metropolitana Sul. O percurso formativo “Um mergulho no fantástico” surgiu como fruto de uma proposta de aperfeiçoamento da prática pedagógica docente, em uma perspectiva que explora o texto literário como objeto de ensino. Distribuído em três etapas, o percurso mobilizou a colaboração de docentes e a participação de discentes em oficinas, tornando possível refletir e analisar práticas de leitura literária inseridas no contexto escolar. Para isso, recorremos a obras da literatura fantástica para explorar uma atmosfera de suspense, de curiosidade, de espanto e de imprevisibilidade de obras que encontram acolhida nos nossos estudantes para então promover experiências de fruição e de práticas de leitura e produção textuais. Como referências para refletir sobre literatura e ensino, adotamos Colomer ([2007]2014), Cosson ([2006] 2018, [2014]2017), Dalvi (2013) e outros. Para tal, vê-se o texto literário como uma necessidade humana e integrado a outras práticas de leitura, uma vez que permite uma incursão na experiência estética, possibilita vivências e condutas humanas, e amplia as fronteiras do conhecido (cf.Colomer ([2007]2014). Sendo assim, o percurso formativo apresentou diversas possibilidades para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e a escrita não só como práticas discursivas, mas como promoção de vivências estéticas e no sentido transformador de ler, sentir e estar no mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14894_TB3564_10082022233651.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN JORDÃO PESSOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lilianjordao.ead@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }