Este trabalho intenciona debater sobre os desafios e as possibilidades envolvidas em diferentes áreas do conhecimento, que permeiam o processo de alfabetização, especialmente, no retorno presencial em um período pós pandêmico. O objetivo principal é compartilhar práticas pedagógicas significativas e contextualizadas em duas turmas do primeiro ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). A análise das práticas será realizada em relatos de experiência e sequências didáticas planejadas para os primeiros meses de retorno às aulas presenciais. Como referencial teórico, Hernández (1998) discute sobre os projetos como uma perspectiva de organização do tempo e espaço escolar, bem como em uma nova possibilidade de pensar a sala de aula. E, também, Smolka (2012) que ressalta a importância de uma alfabetização pautada em um processo discursivo, pois compreende-se que a criança aprende experienciando a língua e suas possibilidades. As sequências didático-pedagógicas revelaram que os principais objetivos dessas ações foram alcançados: i) criar, manter e/ou fortalecer os vínculos entre as crianças, professores e escola; ii) resgatar o ambiente escolar e a sua cultura como espaço propício às interações, às trocas e às construções coletivas. Conclui-se que as práticas desenvolvidas a partir de sequências didáticas, propiciaram a reflexão, observação e realização de atividades que potencializaram a construção de saberes e valorização da prática, imbricados às experiências vivenciadas com alunos, professores e comunidade escolar, especialmente, relacionados aos processos de alfabetização, considerando os desafios do ensino remoto em decorrência da pandemia ocasionada pelo Coronavírus.