Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPECTATIVAS E PREOCUPAÇÕES INICIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89478
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2766
    "inscrito_id" => 13999
    "titulo" => "EXPECTATIVAS E PREOCUPAÇÕES INICIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Devido às adversidades e às fragilidades da formação inicial de professores para atuação na Educação Básica, por esta se apresentar, muitas vezes, descontextualizada da realidade escolar, programas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), têm sido propostos com a intenção de reduzi-las, além de qualificar a formação de professores e o ensino ofertado nas escolas públicas. Ao ingressar no Pibid, os licenciandos criam expectativas e apresentam preocupações inerentes à experiência que poderão transformar e qualificar suas formações, enquanto futuros professores. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar as expectativas e as preocupações iniciais de bolsistas de iniciação à docência. Participaram do estudo oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que ingressaram no Programa em 2020. Os instrumentos de coleta, foram: nuvens de palavras, criadas na Plataforma Mentimeter e diário de campo, que registrou as falas dos bolsistas, no momento de ilustrar o significado das palavras atribuídas às suas expectativas e preocupações iniciais para participação no Pibid. Para análise dos dados, foram criadas categorias que representaram as expectativas (eficácia e resultados) e as preocupações (consigo e tarefa) dos participantes. As informações revelaram que as principais expectativas dos estudantes se referiram à eficácia (aprendizado, compartilhamento, conhecimento) e aos resultados (desenvolvimento como professor, crescimento pessoal e profissional), advindos da participação no programa, em sua formação e futura atuação profissional. Os bolsistas revelaram preocupações consigo (nervosismo, ansiedade, inconsistência) e tarefa (ensino à distância, alta demanda, relatórios, desafio). Os resultados podem estar vinculados ao fato de os bolsistas estarem nas primeiras fases do curso, quando do ingresso no programa, sem contato com estudantes da educação básica e ambiente escolar, além de estarem iniciando o programa no ensino on-line, sendo uma proposta inédita e sem muitas perspectivas de como seria efetivada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13999_TB2766_09112022145047.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL SOUZA"
    "autor_email" => "biiel2608@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89478
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2766
    "inscrito_id" => 13999
    "titulo" => "EXPECTATIVAS E PREOCUPAÇÕES INICIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Devido às adversidades e às fragilidades da formação inicial de professores para atuação na Educação Básica, por esta se apresentar, muitas vezes, descontextualizada da realidade escolar, programas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), têm sido propostos com a intenção de reduzi-las, além de qualificar a formação de professores e o ensino ofertado nas escolas públicas. Ao ingressar no Pibid, os licenciandos criam expectativas e apresentam preocupações inerentes à experiência que poderão transformar e qualificar suas formações, enquanto futuros professores. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar as expectativas e as preocupações iniciais de bolsistas de iniciação à docência. Participaram do estudo oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que ingressaram no Programa em 2020. Os instrumentos de coleta, foram: nuvens de palavras, criadas na Plataforma Mentimeter e diário de campo, que registrou as falas dos bolsistas, no momento de ilustrar o significado das palavras atribuídas às suas expectativas e preocupações iniciais para participação no Pibid. Para análise dos dados, foram criadas categorias que representaram as expectativas (eficácia e resultados) e as preocupações (consigo e tarefa) dos participantes. As informações revelaram que as principais expectativas dos estudantes se referiram à eficácia (aprendizado, compartilhamento, conhecimento) e aos resultados (desenvolvimento como professor, crescimento pessoal e profissional), advindos da participação no programa, em sua formação e futura atuação profissional. Os bolsistas revelaram preocupações consigo (nervosismo, ansiedade, inconsistência) e tarefa (ensino à distância, alta demanda, relatórios, desafio). Os resultados podem estar vinculados ao fato de os bolsistas estarem nas primeiras fases do curso, quando do ingresso no programa, sem contato com estudantes da educação básica e ambiente escolar, além de estarem iniciando o programa no ensino on-line, sendo uma proposta inédita e sem muitas perspectivas de como seria efetivada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13999_TB2766_09112022145047.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL SOUZA"
    "autor_email" => "biiel2608@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Devido às adversidades e às fragilidades da formação inicial de professores para atuação na Educação Básica, por esta se apresentar, muitas vezes, descontextualizada da realidade escolar, programas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), têm sido propostos com a intenção de reduzi-las, além de qualificar a formação de professores e o ensino ofertado nas escolas públicas. Ao ingressar no Pibid, os licenciandos criam expectativas e apresentam preocupações inerentes à experiência que poderão transformar e qualificar suas formações, enquanto futuros professores. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar as expectativas e as preocupações iniciais de bolsistas de iniciação à docência. Participaram do estudo oito bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que ingressaram no Programa em 2020. Os instrumentos de coleta, foram: nuvens de palavras, criadas na Plataforma Mentimeter e diário de campo, que registrou as falas dos bolsistas, no momento de ilustrar o significado das palavras atribuídas às suas expectativas e preocupações iniciais para participação no Pibid. Para análise dos dados, foram criadas categorias que representaram as expectativas (eficácia e resultados) e as preocupações (consigo e tarefa) dos participantes. As informações revelaram que as principais expectativas dos estudantes se referiram à eficácia (aprendizado, compartilhamento, conhecimento) e aos resultados (desenvolvimento como professor, crescimento pessoal e profissional), advindos da participação no programa, em sua formação e futura atuação profissional. Os bolsistas revelaram preocupações consigo (nervosismo, ansiedade, inconsistência) e tarefa (ensino à distância, alta demanda, relatórios, desafio). Os resultados podem estar vinculados ao fato de os bolsistas estarem nas primeiras fases do curso, quando do ingresso no programa, sem contato com estudantes da educação básica e ambiente escolar, além de estarem iniciando o programa no ensino on-line, sendo uma proposta inédita e sem muitas perspectivas de como seria efetivada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.