ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO POSSÍVEIS TENDÊNCIAS NO ENEQ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90754 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 17362 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO POSSÍVEIS TENDÊNCIAS NO ENEQ" "resumo" => "Esse trabalho objetivou identificar as tendências de pesquisa acerca de argumentação nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Química (ENEQ) nos anos entre 2010 a 2018. Argumentar é defender uma ideia ou ponto de vista, ou seja é apresentar uma opinião fundamentada com o intuito de influenciar pessoas através da fala e sua linguagem de uma forma interativa, e essa ação favorece convencer o ouvinte ou leitor. Assim a argumentação no ensino de Química tem papel relevante no ambiente escolar tendo em vista que o seu uso favorece aprofundar a aprendizagem dos temas trabalhados e com isso faz com que o aluno construa suas habilidades críticas. Este trabalho possui caráter qualitativo e foi realizado a partir da análise bibliográfica, teórica e metodológica dos estudos publicados no ENEQ. Quando classificados pela área temática encontramos a maior parte dos trabalhos sobre Linguagem e Cognição. Os resultados encontrados mostram que com relação aos aspectos teóricos, as principais tendências são de educação ambiental e temas geradores. Os aspectos metodológicos quando analisados nos mostram que as principais tendências foram a partir de situação problema/ estudo de caso/ situação de estudo. Por consequência, torna-se necessário a aplicação de atividades que estimulem as habilidades argumentativas dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17362_TB4503_08092022231423.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mapaulo143419@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90754 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 17362 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO POSSÍVEIS TENDÊNCIAS NO ENEQ" "resumo" => "Esse trabalho objetivou identificar as tendências de pesquisa acerca de argumentação nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Química (ENEQ) nos anos entre 2010 a 2018. Argumentar é defender uma ideia ou ponto de vista, ou seja é apresentar uma opinião fundamentada com o intuito de influenciar pessoas através da fala e sua linguagem de uma forma interativa, e essa ação favorece convencer o ouvinte ou leitor. Assim a argumentação no ensino de Química tem papel relevante no ambiente escolar tendo em vista que o seu uso favorece aprofundar a aprendizagem dos temas trabalhados e com isso faz com que o aluno construa suas habilidades críticas. Este trabalho possui caráter qualitativo e foi realizado a partir da análise bibliográfica, teórica e metodológica dos estudos publicados no ENEQ. Quando classificados pela área temática encontramos a maior parte dos trabalhos sobre Linguagem e Cognição. Os resultados encontrados mostram que com relação aos aspectos teóricos, as principais tendências são de educação ambiental e temas geradores. Os aspectos metodológicos quando analisados nos mostram que as principais tendências foram a partir de situação problema/ estudo de caso/ situação de estudo. Por consequência, torna-se necessário a aplicação de atividades que estimulem as habilidades argumentativas dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17362_TB4503_08092022231423.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mapaulo143419@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }