O Laboratório de Prática de Ensino de Física é um disciplina fundamental na formação inicial dos professores dessa disciplina uma vez que permite a experimentação de abordagens e instrumentos didáticos que favoreçam uma aprendizagem significativa (MOREIRA, 2012) dos conceitos científicos, destacando também suas implicações com a tecnologia, o contexto social e o meio ambiente para a construção de um cidadão crítico e ético. Diante do contexto da pandemia de COVID-19 que se abateu a partir de 2020, foi necessária a adaptação dos ambientes de ensino e aprendizagem à modalidade remota, o que mostrou-se um desafio adicional imposto às disciplinas de caráter prático. Dado esse panorama, o presente trabalho pretende analisar a experiência vivenciada em turmas da disciplina de Laboratório de Prática de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Pernambuco. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) mostraram-se indispensável durante todo processo de ensino e uma abordagem problematizadora potencializou a motivação dos estudantes em exercer seu papel de protagonismo. Apesar das limitações impostas pelo acesso aos meios tecnológicos necessários, concluímos foi possível e promissor implementar o Laboratório de Prática de Ensino de Física mediado pelas TDICs como forma de preparar futuros professores mais aptos a adaptação aos paradigmas educacionais emergentes do contexto pós-pandemia de COVID-19.