Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UENF SOBRE 'EDUCAÇÃO INCLUSIVA' (2005-2020)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90710
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4442
    "inscrito_id" => 17222
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UENF SOBRE 'EDUCAÇÃO INCLUSIVA' (2005-2020)"
    "resumo" => "O projeto de extensão ‘Semeando ConsCiência’, vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), atua na promoção de ações de divulgação científica com foco na educação inclusiva. Além das atividades educativas de extensão desenvolvidas nas escolas da região, o projeto iniciou uma investigação para melhor compreender o que a própria universidade produz e já produziu sobre o tema. O presente trabalho apresenta resultados preliminares do mapeamento das pesquisas sobre educação inclusiva realizadas nos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UENF. Para tal mapeamento, o banco de dados utilizado foi o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa utilizou 14 termos sobre a temática, como ‘educação inclusiva’, ‘acessibilidade’ e ‘inclusão’. A busca resultou em 210 trabalhos, no período de 2005 a 2020, dos quais 37 correspondem aos critérios de análise estabelecidos. Os resultados apontam que 34 são pesquisas de mestrado e três de doutorado, sendo desenvolvidas em cinco diferentes PPG: Cognição e Linguagem (20), Políticas Sociais (8), Ciências Naturais (4), Matemática em Rede Nacional (4) e Sociologia Política (1). As pesquisas foram categorizadas nos seguintes grupos temáticos: Formação Docente, Inclusão Social, Inclusão Escolar, Práticas Inclusivas e Políticas Públicas. A análise dos trabalhos sugere uma predominância de pesquisas ligadas à área das Ciências Humanas, cujos principais temas abordados são: análises de políticas públicas, propostas de metodologias e experimentos adaptados para diferentes tipos de deficiências e abordando distintos níveis de ensino, sendo a maioria desenvolvidas em escolas localizadas em Campos dos Goytacazes/RJ. Com a análise dos principais trabalhos mapeados, espera-se melhorar as práticas e ações desenvolvidas pelo projeto, contribuindo para a disseminação de informações de cunho científico e aplicação dos saberes adquiridos. Além disso, espera-se que a identificação de áreas menos estudadas possa orientar o desenvolvimento de novas pesquisas e ações na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17222_TB4442_01122022223027.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNILSON GOMES DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Ednilson Gomes"
    "autor_email" => "ednilson.junior@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90710
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4442
    "inscrito_id" => 17222
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UENF SOBRE 'EDUCAÇÃO INCLUSIVA' (2005-2020)"
    "resumo" => "O projeto de extensão ‘Semeando ConsCiência’, vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), atua na promoção de ações de divulgação científica com foco na educação inclusiva. Além das atividades educativas de extensão desenvolvidas nas escolas da região, o projeto iniciou uma investigação para melhor compreender o que a própria universidade produz e já produziu sobre o tema. O presente trabalho apresenta resultados preliminares do mapeamento das pesquisas sobre educação inclusiva realizadas nos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UENF. Para tal mapeamento, o banco de dados utilizado foi o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa utilizou 14 termos sobre a temática, como ‘educação inclusiva’, ‘acessibilidade’ e ‘inclusão’. A busca resultou em 210 trabalhos, no período de 2005 a 2020, dos quais 37 correspondem aos critérios de análise estabelecidos. Os resultados apontam que 34 são pesquisas de mestrado e três de doutorado, sendo desenvolvidas em cinco diferentes PPG: Cognição e Linguagem (20), Políticas Sociais (8), Ciências Naturais (4), Matemática em Rede Nacional (4) e Sociologia Política (1). As pesquisas foram categorizadas nos seguintes grupos temáticos: Formação Docente, Inclusão Social, Inclusão Escolar, Práticas Inclusivas e Políticas Públicas. A análise dos trabalhos sugere uma predominância de pesquisas ligadas à área das Ciências Humanas, cujos principais temas abordados são: análises de políticas públicas, propostas de metodologias e experimentos adaptados para diferentes tipos de deficiências e abordando distintos níveis de ensino, sendo a maioria desenvolvidas em escolas localizadas em Campos dos Goytacazes/RJ. Com a análise dos principais trabalhos mapeados, espera-se melhorar as práticas e ações desenvolvidas pelo projeto, contribuindo para a disseminação de informações de cunho científico e aplicação dos saberes adquiridos. Além disso, espera-se que a identificação de áreas menos estudadas possa orientar o desenvolvimento de novas pesquisas e ações na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17222_TB4442_01122022223027.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNILSON GOMES DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Ednilson Gomes"
    "autor_email" => "ednilson.junior@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O projeto de extensão ‘Semeando ConsCiência’, vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), atua na promoção de ações de divulgação científica com foco na educação inclusiva. Além das atividades educativas de extensão desenvolvidas nas escolas da região, o projeto iniciou uma investigação para melhor compreender o que a própria universidade produz e já produziu sobre o tema. O presente trabalho apresenta resultados preliminares do mapeamento das pesquisas sobre educação inclusiva realizadas nos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UENF. Para tal mapeamento, o banco de dados utilizado foi o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa utilizou 14 termos sobre a temática, como ‘educação inclusiva’, ‘acessibilidade’ e ‘inclusão’. A busca resultou em 210 trabalhos, no período de 2005 a 2020, dos quais 37 correspondem aos critérios de análise estabelecidos. Os resultados apontam que 34 são pesquisas de mestrado e três de doutorado, sendo desenvolvidas em cinco diferentes PPG: Cognição e Linguagem (20), Políticas Sociais (8), Ciências Naturais (4), Matemática em Rede Nacional (4) e Sociologia Política (1). As pesquisas foram categorizadas nos seguintes grupos temáticos: Formação Docente, Inclusão Social, Inclusão Escolar, Práticas Inclusivas e Políticas Públicas. A análise dos trabalhos sugere uma predominância de pesquisas ligadas à área das Ciências Humanas, cujos principais temas abordados são: análises de políticas públicas, propostas de metodologias e experimentos adaptados para diferentes tipos de deficiências e abordando distintos níveis de ensino, sendo a maioria desenvolvidas em escolas localizadas em Campos dos Goytacazes/RJ. Com a análise dos principais trabalhos mapeados, espera-se melhorar as práticas e ações desenvolvidas pelo projeto, contribuindo para a disseminação de informações de cunho científico e aplicação dos saberes adquiridos. Além disso, espera-se que a identificação de áreas menos estudadas possa orientar o desenvolvimento de novas pesquisas e ações na universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.