Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE CADA CANTO UM CONTO: SEQUENCIA DIDÁTICA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ALFABÉTICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Sequencia Didática “De cada canto, um conto” foi desenvolvida por discentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e se constitui uma possibilidade alternativa metodológica no desenvolvimento de trabalho com gêneros textuais de forma interdisciplinar, intertextual e intercultural. Dialoga com a Política de Ensino do Município de Recife, que organiza os conteúdos e objetivos do componente Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, enfatizando a importância da “ampliação dos letramentos”, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais, permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens” (RECIFE, 2021). Essa modalidade organizativa está ancorada no trabalho a partir do gênero textual Conto, numa perspectiva de conhecer contos de diferentes lugares do mundo. Foram selecionados contos populares de diferentes lugares do mundo,a saber, Colômbia, Brasil, Pará, México, Moçambique e Angola, permitindo a exploração de objetivos e conteúdos dos componentes curriculares História, Geografia e Língua Portuguesa. O produto final, será um e-book como estratégia, com base nos estudos de Certeau (1994), para ser utilizada por professores do ciclo alfabetizador das escolas municipais do Recife. Corroborando com Schneuwly (2004), os gêneros textuais se apresentam como um megainstrumento didático, na medida em que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem das línguas, ao mesmo tempo que têm a função de mediar as interações entre os sujeitos. Para Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) a SD está pautada no ensino da expressão oral e escrita, tendo suas atividades organizadas em torno de um gênero. As atividades foram pensadas a partir dos construtos teóricos de Chartier (2007) que traz o conceito de dispositivos como aquilo que o professor faz de forma planejada, com intencionalidade. Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva propomos atividades que objetivam atender também as especificidades do estudante com deficiência.

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