O presente estudo expõe dados de um estudo, ainda em fase experimental, sobre o planejamento das instruções do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão (CPROE), ofertado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada, no âmbito da Força Aérea Brasileira em Natal – Rio Grande do Norte. A finalidade da pesquisa é analisar como o planejamento vem sendo compreendido e executado, a partir da utilização de metodologias ativas, com vistas a identificar aspectos que possibilitem melhorias sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem para as próximas edições do curso. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas, sob a perspectiva do IOTG, com o intuito de recolher informações específicas sobre o planejamento do curso e a utilização das metodologias ativas. Disponibilizou-se, desta forma, um questionário avaliativo por meio de um link de acesso ao Google Forms, que foi encaminhado por e-mail e via WhatsApp, tendo um total de nove respondentes. Os resultados revelam que o planejamento prévio é fundamental para a realização e acompanhamento das instruções pelos IOTGs do Curso e, que a análise pedagógica realizada pelas pedagogas do GITE, precisa ocorrer previamente antes da execução do plano. Ressalta-se uma avaliação positiva das metodologias ativas, sendo estas indicadas como instrumentos facilitadores para manter o foco dos alunos durante as aulas.