O presente trabalho discute a importância da alfabetização cartográfica nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental. Traz uma breve discussão sobre o Ensino da Geografia enfatizando as contribuições que a Cartografia pode nos oferecer. Estudar a Geografia é poder conhecer o espaço em que estamos inseridos, procurando compreender as inter-relações entre homem e natureza, fornecendo condições para que seja realmente construída em realidade. Nesse sentido, é preciso entender os caminhos metodológicos para o desenvolvimento da habilidade cartográfica: codificando e decodificando os símbolos, extraindo informações para a interpretação da ordem dos elementos representados para entender sua Geografia. Assim, objetivo desta pesquisa é melhorar práticas da Cartografia Escolar através da aplicação de atividades lúdicas. Se justifica para o despertar crítico nos espaços de vivência. A metodologia está ancorada nos referencias teóricos bem como na pesquisa qualitativa e ação, pois a pesquisa ação idealiza um novo condicionamento de ação que pode ser social, educativa ou outro. Portanto, a ação educativa é o nosso direcionamento para o entendimento da espacialidade cartográfica nas aulas de Geografia.